16/06/2021 às 07h35min - Atualizada em 16/06/2021 às 07h35min

Alimentação Saudável

A importância do consumo de alimentos integrais para a saúde.

Sabemos da importância da alimentação saudável para o corpo, quanto mais natural e variada melhor!

Mas precisamos saber que além do consumo de alimentos naturais, necessitamos dos nutrientes adequados pra poder fazer uma boa metabolização deixando os níveis de colesterol e glicose adequados. E pra conseguir isso, temos o auxílio das fibras que estão presentes nas frutas, folhas da salada, legumes e alimentos integrais.

Temos diferentes formas de fibras, as insolúveis que dão forma ao bolo fecal e solúveis que formam um gel melhorando a função intestinal, entre elas, estão as fibras prebióticas pois tem a função de aumentar o nível de bactérias consideradas boas no intestino, assim diminuindo o crescimento de bactérias ruins, tornando a microbiota intestinal saudável.

E por que você deve se preocupar com a ingestão dessas fibras? Ter uma microbiota saudável significa ter um intestino regulado, reduz o inchaço causado pela constipação, imunidade aumentada, energia e disposição, além destes benefícios as fibras podem regular os níveis de colesterol e glicemia no sangue, sendo nutriente fundamental nesses casos.

Acrescente mais fibras na sua alimentação comendo mais vegetais e folhosos, prefira alimentos integrais, evite farinhas refinadas, troque a farinha de trigo por farinha de aveia, de oleaginosas ou de arroz, adicione sementes e castanhas no dia a dia.
Link
Monica Sarnaglia

Monica Sarnaglia

Nutrição

Relacionadas »