O colesterol em níveis adequados é muito importante para o nosso organismo, pois faz parte da produção de hormônios, vitamina D e ácidos biliares que atuam na digestão e na absorção das gorduras no intestino. Existem parâmetros para avaliar a qualidade desse colesterol, no exame de sangue possui tres valores a serem observados, o colesterol total onde indica a quantidade total de colesterol no sangue, dos quais HDL, LDL e VLDL. Atualmente a meta para níveis seguros na leitura de colesterol total é inferior a 150mg/dL e de LDL inferior a 130mg/dL e HDL acima de 40mg/dL. Porém em taxas elevadas o colesterol aumenta o risco de doenças cardiovasculares como infarto e derrame. Com o passar do tempo uma alimentação desequilibrada pode contribuir para o aparecimento dessas doenças, fazendo com que mude dasticamente seu estilo de vida.
Para evitar problemas futuros em relação aos niveis de colesterol HDL e LDL principalmente, busque um estilo de vida mais equilibrado, com uma dieta rica em fribras, vegetais, carboidratos de qualidade, gorduras boas, proteína em todas as refeições e manter uma rotina de atividade física.
E de forma prática pode-se incluir certos alimentos que vão auxilar no controle das taxas, como: - Chia em grãos, pode ser utilizada em sucos, saladas, frutas ou nas massas de bolos. - Castanha do Pará, estudos indicam de 4 castanhas ao mês podem auxiliar no controle do colesterol - Cúcuma em pó, pode ser usada em shots matinais ou como tempero.