12/04/2024 às 12h02min - Atualizada em 12/04/2024 às 12h02min

Aliança Energia realiza teste de sirenes do Programa de Segurança e Alerta do TVR da UHE Aimorés no dia 16 de abril

Novo sistema foi instalado recentemente no bairro Barra do Manhuaçu como ação preventiva para os períodos chuvosos e passará pelo primeiro teste de comissionamento

Assesoria Aliança Energia
A Aliança Energia realizará o primeiro teste das sirenes recém-instaladas no bairro Barra do Manhuaçu, em Aimorés, como parte do Programa de Segurança e Alerta (PSA) no Trecho de Vazão Reduzida (TVR) da Usina Hidrelétrica de Aimorés, marcado para o dia 16 de abril.

As três sirenes foram estrategicamente posicionadas no Parque de Exposições, na região central do bairro e na praça Barra do Manhuaçu para alertarem os moradores sobre elevações repentinas do nível do rio Doce, decorrentes de ocorrências operacionais na usina.

O objetivo do PSA no TVR é garantir proteção à comunidade durante os vertimentos (abertura das comportas) no período chuvoso. Os testes serão conduzidos pela equipe da Aliança Energia e acompanhados pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) de Aimorés e pelo Núcleo de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC).

Dinâmica

A dinâmica do teste previsto para o dia 16 de abril inclui três acionamentos, a partir das 14 horas, com intervalos de cinco minutos entre eles, cada um com duração de três minutos. Durante esses acionamentos, serão realizadas medições da intensidade sonora em 10 pontos diferentes do bairro Barra do Manhuaçu, utilizando equipamentos com função de decibelímetro.

O coordenador da Usina de Aimorés, Adilison Melo, ressalta que o teste é preventivo, de rotina e visa avaliar o adequado funcionamento do sistema, que por sua vez, contribuirá para a segurança da comunidade já a partir do próximo período de chuvas. “Nesse primeiro teste das sirenes do PSA, avaliaremos tecnicamente o funcionamento das sirenes para que sejam colocadas em operação. Esclarecemos que não existe qualquer risco de alagamento, não sendo necessário o acionamento da Polícia Militar ou dos Bombeiros”, conclui.

Vale destacar que o objetivo das sirenes do PSA/TVR é diferente do PAE (Plano de Ação de Emergência): o PSA atua durante o período de cheias e em caso de ocorrência operacional de desligamento da UHE Aimorés e o toque das sirenes ocorre com um uma sequência de acionamentos em intervalos de cinco minutos entre eles, apenas no bairro Barra do Manhuaçu; já o PAE visa atendimento a legislações de segurança das barragens, tem uma mensagem de voz seguida de alarme contínuo e em vários pontos da cidade de Aimorés.

Link
Notícias Relacionadas »