30/06/2021 às 07h56min - Atualizada em 30/06/2021 às 07h56min

Faça seus legumes e folhas durarem mais!

Como armazenar legumes e hortaliças: higienização e congelamento.

Monica Sarnaglia
Armazenar frutas, legumes e hortaliças vai deixar sua rotina mais pratica e saudável. É possível congelar os vegetais sem ter prejuízos quanto a qualidade do alimento, mas claro, se feito da forma correta!

Estudos indicam que as perdas no congelamento são mínimas, e em algumas frutas e legumes podemos ter um aumento de nutrientes, como alfa-tocoferol (vitamina E), beta-caroteno e a riboflavina, poderosos antioxidantes e necessários para a manutenção da saúde.
Fazer as técnicas adequadas de armazenamento de alimentos fará você economizar tempo na cozinha, traz economia já que não haverá desperdício, além de ajudar com o plano alimentar.
Veja algumas dicas de como preparar esses alimentos para o armazenamento, e veja que quem congela sempre tem!

Primeira dica para congelar: técnica de branqueamento!
O branqueamento consiste na imersão do alimento em água fervente, é um cozimento rápido de dois a três minutos seguido de um choque térmico mergulhando o alimento em água gelada, sem a necessidade de deixar de molho, exemplo:

1 minuto: vagem, milho e mandioca;
2 minutos: batata doce, abobrinha, beterraba, batata;
3 minutos: cenoura, brócolis, couve-flor.

Fazendo assim, eles vão durar mais e já estarão prontos para o consumo.

A segunda dica é para guardar os folhosos:
Cebolinha, cebola, salsa, tomate devem ser lavados, cortados e guardar em potes herméticos ou a vácuo
Folhas como couve, salsão, acelga, taioba podem ser branqueados
Folhas de alface: retire as sujidades, lave em água corrente e após, deixe as folhas de molho em água com vinagre de álcool por 7 minutos, enxague e com um pano limpo ou papel toalha seque as folhas, por fim, forre o fundo da vasilha com papel toalha e guarde as folhas, sem deixar umidade entre elas, isso fará com que durem mais tempo na geladeira.
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Monica Sarnaglia

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Nutrição

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