11/01/2022 às 19h01min - Atualizada em 11/01/2022 às 19h01min

Esclarecimento sobre a operação da usina de Aimorés - UHE Aimorés

Usina opera atendendo aos parâmetros estabelecidos pelos órgãos reguladores e todas as suas estruturas seguem em estado de normalidade.

Rio Doce em Pauta
Aliança/UHE Aimorés
O Portal Rio Doce em Pauta entrou em contato com a Aliança, empresa responsável pela UHE Aimorés buscando esclarecimentos e tranquilizar a população quanto aos diversos vídeos, áudios e mensagens falsas em circulação, em especial sobre a estabilidade e segurança da barragem e a real vazão que passa pela barragem. Confira o posicionamento sobre a situação:

A bacia do rio Doce, onde está instalada a Usina Hidrelétrica de Aimorés, operada pela Aliança Energia, tem registrado vazões elevadas, devido às fortes chuvas em Minas Gerais.

Como forma de auxiliar os municípios no planejamento das ações junto às populações das regiões sujeitas a inundações, a Aliança Energia tem comunicado, de hora em hora, a vazão do rio Doce aos órgãos de proteção e Defesa Civil municipais além de ceder um barco como forma de apoio ao município de Aimorés no esforço preventivo junto as populações ribeirinhas.

A vazão registrada no rio Doce, hoje 11 de janeiro de 2022 está em 5.800m³/s, podendo alcançar 6.000 m³/s na região de Aimorés.
 

 

Usina Hidrelétrica de Aimorés segue operando dentro dos parâmetros de normalidade


A Aliança Energia esclarece que segue executando seu procedimento operacional para o período chuvoso, atendendo aos parâmetros estabelecidos pelos órgãos reguladores e todas as suas estruturas seguem em estado de normalidade. A usina de Aimorés é do tipo fio d´água, portanto, à medida em que a vazão do rio Doce se eleva, a usina consegue processar até 1500 m³/s para geração de energia em suas turbinas. Toda a vazão de água acima desses valores, é liberada pelas comportas do vertedouro, de forma gradual e controlada, conforme procedimentos operativos. Importante ressaltar que a capacidade do projeto da barragem e de vertimento é muito superior às maiores cheias já registradas.

 

Plano de Segurança e Alerta

Anualmente de novembro a fevereiro, período tipicamente chuvoso, a usina de Aimorés executa diversas ações do Plano de Segurança e Alerta – PSA, que prevê, dentre outras medidas, campanhas de conscientização da população sobre os cuidados durante este período, envio de informações sobre a vazão do rio, com atualização de placas de sinalização nas vias públicas e demais medidas operacionais.



A Aliança Energia segue mantendo o diálogo e cooperação constante com as instituições de Proteção e Defesa Civil e permanece à disposição para esclarecimentos.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Atendimento Rio Doce em Pauta
Portal Rio Doce em Pauta
Vídeos curiosos, veículos roubados, acidentes que afetam o trânsito, animais desaparecidos, pedidos de ajuda. Entre em contato com o Portal Rio Doce em Pauta e iremos divulgar e ajudar 😃