12/09/2021 às 10h15min - Atualizada em 12/09/2021 às 10h15min

O dia em que Aimorés quase virou uma cidade Capixaba

Casa de Vó: Entrevista com J. Diniz, ex-prefeito, fala sobre o plebiscito para Aimorés mudar de estado.

Rio Doce em Pauta - Redação
Casa de Vó
Distante 450Km da Capital, Aimorés sempre teve problemas para ter suas demandas atendidas pela capital, após a enchente de 78 a cidade precisava de auxílio para reconstruir as pontes destruídas e outras demandas. Diferente de Baixo Guandu que tem um bom trânsito com a capital, Aimorés sempre se viu em desvantagem com o município vizinho capixaba para conseguir recursos estaduais. Estando mais próximo de Vitória do que de Belo Horizonte isso quase mudou quando o então prefeito J. Diniz anunciou que iria fazer um plebiscito para mudar Aimorés de Estado, passando de Minas Gerais para o Espírito Santo.

A notícia correu o estado e chegou até o governador, que ligou para o prefeito tentando saber o motivo da tentativa rebelde. Explicado que os projetos de Aimorés não eram aprovados na capital mineira o governador marcou reunião com o prefeito que resultou em verbas para a ponte que liga Conceição do Capim  e a ponte que liga Expedicionário Alício, Além de outras medidas para socorrer a cidade, o que fez Aimorés continuar como uma cidade mineira e o Plebiscito não aconteceu.

Embora tenha divulgado a idéia J. Diniz diz que o plebiscito era um "blefe" e nunca quis tirar aimorés de Minas Gerais. Confira a parte da entrevista que fala sobre o plebiscito:



Projeto Casa de Vó: Entrevista J. Diniz

O projeto Cultural Casa de Vó busca o resgate cultural Aimoreense através de histórias, contos e fotos entregues por moradores. Entrevistado pelo programa J. Diniz contou sobre sua experiência de anos como radialista, a cobertura da enchente de 78 e sobre sua gestão como prefeito municipal. Confira a entrevista completa no Youtube do Canal Casa de Vó:



Fundação Renova

O projeto "Casa de vó" foi selecionado no edital Doce com o objetivo de fomentar e apoiar iniciativas sociais nas regiões atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão no Espírito Santo e em Minas Gerais, a Fundação Renova apoia projetos nas áreas de cultura, turismo, esporte e lazer por meio do Edital Doce.
Link
Notícias Relacionadas »