22/03/2022 às 10h01min - Atualizada em 22/03/2022 às 10h01min

Dia Mundial da Saúde Bucal: Estado tem mais de 200 cirurgiões-dentistas do ICEPi atuando nos municípios

Essa é mais uma estratégia do Governo do Estado em prol do fortalecimento e ampliação dos serviços à população capixaba pelos Sistema Único de Saúde na Atenção Primária à Saúde (APS).

Agência Brasil
ASCOM ES
No Dia Mundial da Saúde Bucal, celebrado nesse domingo (20), o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) e a Atenção Primária à Saúde (APS) no Espírito Santo têm muito a comemorar. Atualmente, por meio do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS), 43 municípios capixabas que participam do programa contam com 222 cirurgiões-dentistas. Esses profissionais integram 191 equipes de Saúde Bucal. 

Essa é mais uma estratégia do Governo do Estado em prol do fortalecimento e ampliação dos serviços à população capixaba pelos Sistema Único de Saúde na Atenção Primária à Saúde (APS).

“Em março de 2022, os profissionais iniciaram o curso de Especialização em Odontologia, com Ênfase em Saúde da Família e Comunidade. O curso é ofertado a partir das diretrizes que orientam o trabalho da Odontologia na Atenção Primária à Saúde (APS). A formação tem compromisso com os princípios do Sistema Único de Saúde, que visa a desenvolver a prática profissional ampliada, baseada em evidências científicas, e a qualificar o processo de trabalho em equipe”, explicou Giovani Zanquetto Olmo, que é coordenador Multiprofissional do Provimento e Fixação de Profissionais. 

Segundo o profissional, o Qualifica-APS tem representado um avanço significativo. “É um novo espaço de práticas e relações a serem construídas, com possibilidades de reorientar o processo de trabalho e a própria inserção da saúde bucal no âmbito dos serviços de saúde. As maiores possibilidades de ganhos situam-se nos campos do trabalho em equipe, das relações com os usuários e da gestão, implicando numa nova forma de se produzir o cuidado”, completou Giovani Olmo.

Cuidados em saúde bucal

Além das ações nas Unidades Básicas de Saúde, os cirurgiões-dentistas realizam atendimentos odontológicos em urgências e atuam em campanhas de prevenção de diversas doenças, como o câncer de boca, mama ou próstata. Os profissionais também fazem o pré-natal odontológico para gestantes. “A ampliação e a qualificação das ações de saúde bucal também se fizeram por meio da organização de visitas da equipe às pessoas acamadas ou com dificuldades de locomoção, visando à identificação dos riscos e propiciando o acompanhamento e tratamento necessários”, completou Olmo. 

Cuidar da saúde bucal dos usuários do Sistema Único de Saúde também é o que move a referência técnica da Rede de Saúde Bucal (RASB), da Secretaria da Saúde (Sesa), Margareth Pandolfi. 

“O cuidado em saúde bucal é parte do cuidado integral e influencia quatro das cinco dimensões da qualidade vida: ambiente, física, relações humanas e psicológica. Cuidar em saúde é realizar algo com afetividade, zelo, esmero, empatia, vínculo e responsabilização. Isso requer do profissional a ética nas relações humanas, a solidariedade e a confiança, pois todo cuidado tem como objetivo o alívio e o conforto, podendo promover a cura, o bem-estar e até a mudança de estilo de vida”, enfatizou Margareth Pandolfi.  

Qualifica-APS

O Programa Qualifica-APS objetiva qualificar e aumentar a resolutividade da Atenção Primária à Saúde (APS), promovendo a cooperação entre o Estado e os municípios, por meio do recrutamento, formação, remuneração e supervisão de profissionais.

Os grandes diferenciais do programa são a utilização de metodologias inovadoras de ensino, o estímulo às iniciativas de pesquisas aplicadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e a diminuição da carência de profissionais em regiões de dificuldade de fixação, aumentando a oferta de profissionais de saúde no maior número de municípios.
Link
Notícias Relacionadas »