16/09/2021 às 22h02min - Atualizada em 16/09/2021 às 22h02min

Médicos afirmam que estudo com cloroquina foi manipulado

Na pesquisa apoiada por Jair Bolsonaro, o plano de saúde só mencionou duas das nove mortes que aconteceram, segundo um dossiê.

Rio Doce em Pauta - Redação
G1/ GloboNews
Hoje (16) informações levadas à CPI da COVID indicam que a Prevent Senior teria ocultado mortes de pacientes em testes de cloroquina, revela a GloboNews;

Na pesquisa apoiada por Jair Bolsonaro, o plano de saúde só mencionou duas das nove mortes que aconteceram, segundo um dossiê feito por médicos da Prevent Senior ao qual a GloboNews teve acesso.



O estudo tentava apresentar a cloroquina e outros remédios sem eficácia comprovada como possíveis tratamentos de Covid-19. A disseminação desses medicamentos foi resultado de um acordo entre a empresa e o governo federal, diz o documento. A operadora nega as denúncias e diz que se trata de uma tentativa de desgastar sua imagem.
 

O diretor-executivo da companhia, Pedro Batista Júnior, seria ouvido nesta quinta pela CPI da Pandemia, mas não vai comparecer, alegando que foi convocado em cima da hora, com menos de dois dias para viajar a Brasília.

Cloroquina

Segundo a OMS as evidências disponíveis sobre benefícios do uso de cloroquina ou hidroxicloroquina são insuficientes, a maioria das pesquisas até agora sugere que não há benefício e já foram emitidos alertas sobre efeitos colaterais do medicamento. Por isso, enquanto não haja evidências científicas de melhor qualidade sobre a eficácia e segurança desses medicamentos, a OPAS recomenda que eles sejam usados apenas no contexto de estudos devidamente registrados, aprovados e eticamente aceitáveis.

Segundo alguns médicos, políticos e parte da população a cloroquina e o "Kit COVID" tem efeito na recuperação, e as pessoas que fazem o uso apresentam melhora no quadro clínico.
Link
Notícias Relacionadas »