12/05/2022 às 16h41min - Atualizada em 12/05/2022 às 16h41min

Polo UAB de Baixo Guandu recebe curso híbrido de Pensamento Computacional, Programação e Robótica

O projeto Corte de Lovelace participa do programa do governo do Estado do Espírito Santo “Agenda Mulher”, que é uma iniciativa da vice-governadora Jacqueline Moraes para empoderar e dar visibilidade às mulheres através do empreendedorismo, oferecendo e customizando cursos, desde formações e qualificações diversificadas.

ASCOM PMBG
Teve início nesta última terça-feira (10) as aulas do projeto “Corte de Lovelace”, para 40 alunos da rede estadual de ensino, sendo, dez (10) da escola Dr. Jones Dos Santos Neves e trinta (30) da escola José Damasceno Filho. As aulas serão ministradas no laboratório do Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Baixo Guandu, para duas turmas de 20 alunos, no período matutino das 8h às 12h e no vespertino das 13h às 17h.

O projeto Corte de Lovelace participa do programa do governo do Estado do Espírito Santo “Agenda Mulher”, que é uma iniciativa da vice-governadora Jacqueline Moraes para empoderar e dar visibilidade às mulheres através do empreendedorismo, oferecendo e customizando cursos, desde formações e qualificações diversificadas.

A ação da Corte de Lovelace no Programa “Agenda Mulher” é o “Moodle de Lovelace: curso híbrido de Pensamento Computacional, Programação e Robótica”, que é um curso híbrido (presencial e a distância) ofertado pelo Centro de Referência em Formação e Educação a Distância do Ifes (Cefor) para as meninas e mulheres de bairros carentes do Estado do Espírito Santo.

A aula inaugural teve a presença da Secretária Municipal de Educação, Kelly Christina Damasceno Gama, do Coordenador do Polo UAB de Baixo Guandu, Marcio Guilherme Wagner Marques, do diretor da EEEFM José Damasceno Filho, Henrique Simões de Miranda Neto e de integrantes do projeto Corte de Lovelace.

O Projeto

O projeto Corte de Lovelace é um projeto parceiro do Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação que promove ações de ensino, pesquisa e extensão e tem como objetivo levar o ensino de pensamento computacional, programação e robótica em uma chamada de meninas para as carreiras de computação.

Seu objetivo geral é ofertar um curso de programação Python, C e Robótica essencial, ativo e prático, na modalidade a distância, para atrair mulheres para as carreiras de computação alcançando regiões carentes do estado do Espírito Santo.



Os objetivos específicos do projeto:

1) Dar oportunidade de formação a distância em programação e robótica para meninas (e meninos) que estejam impossibilitados de estudarem na modalidade presencial por razões adversas como a localização territorial, gravidez, recursos financeiros limitados entre outros.

2) Favorecer o desenvolvimento do pensamento computacional e lógico para resolução de problemas do mundo real.

3) Compreender os fundamentos da lógica de programação e das linguagens de programação Python e C, conhecer os dispositivos mecânicos e eletrônicos que compõem os sistemas utilizados em robótica educacional, desenvolver mecanismos automatizados que integrem programação e fundamentos da robótica educacional.

4) Desenvolver habilidades específicas de programação e robótica: saber utilizar dispositivos mecânicos e eletrônicos em sistemas físicos, saber utilizar linguagens de programação de forma orientada a mecanismos automatizados, aprimorar a capacidade de resolução de problemas desenvolver capacidade de trabalho em equipe, desenvolver a capacidade de comunicação.

5) Desenvolver atitudes tais como: desenvolvimento da resiliência, do empreendedorismo, do relacionamento interpessoal e do comprometimento.

6) Capacitar professores das escolas parceiras, visando posteriores desdobramentos de atividades envolvendo programação e/ou robótica.

7) Analisar métodos de ensino em programação e robótica (atividade de pesquisa).
Link
Notícias Relacionadas »