10/05/2022 às 09h47min - Atualizada em 10/05/2022 às 09h47min

População realiza manifestação após justiça determinar a instalação de balsa de captação de água em Resplendor

Sistema tem como objetivo monitorar a possibilidade de retornar a captação de água no Rio Doce.

Rio Doce em Pauta
Redes Sociais
Em 2015 a justiça determinou (Confira aqui a decissão) a contratação de 15 caminhões pipa para fazer o abastecimento de água de Resplendor, e que a COPASA interrompesse a captação de água do Rio Doce, mas essa situação pode mudar em breve.

A Justiça Federal atendeu à solicitação para instalação no Rio Doce de estrutura para captação de água em Resplendor, a SAMARCO juntamente com a VALE S.A solicitaram o seguinte à justiça federal:

 

"(...) a homologação urgente do início dos testes de tratabilidade de água em Resplendor no próximo período chuvoso (o qual se inicia em janeiro de 2022), conforme já alinhado com o i. Perito na reunião técnica realizada em 23.11.2021, com a consequente expedição de determinação judicial permitindo que a Fundação Renova instale, com segurança, a estrutura de captação de água para realização dos testes de tratabilidade na referida localidade, de modo a otimizar o andamento da perícia"



Na decisão o Juiz, MARIO DE PAULA FRANCO JUNIOR, determinou:
 

Pelo exposto e fiel a essas considerações, HOMOLOGO o pleito e, via de consequência, autorizo - havendo/ratificada a concordância técnica do i. Perito Judicial - a instalação,  pela Fundação Renova, da estrutura de captação, nos moldes requeridos.


Confira o documento na integra clicando aqui.


Manifestação

Ontem (10) a população de Resplendor realizou uma manifestação às 16h contra a instalação da Balsa para futuramente captar água do Rio Doce. Segundo a chamada para a manifestação o objetivo é demostrar que a população não quer que a água da cidade seja captada do Rio Doce.

No processo a VALE S.A e a SAMARCO citaram o conhecimento da contrariedade da população à instalação da Balsa e disseram que tal posicionamento é "(...) Desprovido de qualquer fundamento técnico (...)" conforme o trecho a seguir:

 

"(...)

32. Como é de conhecimento desse M.M Juízo, a retomada de captação de água do Rio Doce como manancial principal para suprir a demanda de abastecimento do Município de Resplendor é um dos principais pontos de dissenso junto à municipalidade. Em que pese desprovida de qualquer fundamento técnico a esse respeito, a população local não se mostra favorável à retomada de captação de água do referido manancial, assim como a prefeitura local.

(...)


Participe do Grupo de WhatssApp do Portal Rio Doce em Pauta e receba notícias de Respledor e região. Clique aqui para Participar.
Link
Notícias Relacionadas »