07/05/2022 às 17h18min - Atualizada em 07/05/2022 às 17h18min

Vigilância iniciou inquérito canino no bairro Sapucaia e São Vicente

Os agentes devidamente identificados estão visitando todos os imóveis previamente mapeados, para realizar a coleta de sangue do animal.

Ascom PMBG
Ascom

Vigilância iniciou inquérito canino no bairro Sapucaia e São Vicente 

A Secretaria Municipal de Saúde de Baixo Guandu, através da Vigilância em Zoonoses iniciou nessa semana um inquérito canino censitário entre os bairros Sapucaia e São Vicente, para diagnóstico de possíveis reservatórios da Leishmaniose Visceral, transmitida por meio da picada do inseto conhecido popularmente como mosquito “Asa de Palha”. Os agentes devidamente identificados estão visitando todos os imóveis previamente mapeados, para realizar a coleta de sangue do animal.

 

O trabalho está sendo desenvolvido por uma equipe composta de médicos veterinários e auxiliares, no perímetro em que ocorreu um caso diagnóstico da doença em uma criança. Durante a visita, os moradores que possuem cães, estão sendo informados da necessidade da coleta de sangue para diagnóstico da Leishmaniose Visceral, visando o bloqueio e redução de casos da doença transmitida por meio da picada do mosquito “Asa de Palha”.

 

“Estaremos realizando o inquérito durante a semana, e pedimos a colaboração dos moradores. O trabalho é importante para a saúde dos animais e principalmente para a saúde dos seres humanos”, destacou o coordenador e médico da Unidade de Vigilância em Zoonoses de Baixo Guandu, Juliano Fernandes Alves.

 

Após concluímos o inquérito canino, iniciaremos o inquérito vetorial pela primeira vez no município. Através dele será possível identificar onde o mosquito “Asa de Palha” está presente, quais espécies de mosquito existem naquela área, o ambiente mais propício para reprodução e o período do ano em que ele se reproduz mais. Através desses dados será possível monitorar o ambiente e realizar a dedetização”, explicou o coordenador Juliano.

 

Leishmaniose

 

A Leishmaniose Visceral é uma doença parasitária transmitida através da picada do “Asa de Palha”. A presença do vetor permite a transmissão de um cão infectado para outro cão ou para o ser humano, por isso, para evitar a proliferação do mosquito, é preciso que as pessoas mantenham seus quintais livres de sujeiras e materiais orgânicos.

 

Prevenção

 

Cuidar e limpar o ambiente interno e externo das residências para evitar a presença do mosquito, manter o animal em seu quintal, recolher fezes dos animais diariamente, embalar o lixo corretamente e não jogar ou deixar folhas e resíduos orgânicos nos terrenos. Ao contrário do Aedes aegypti, transmissor da dengue, que se reproduz em água limpa ou suja, o “Asa de Palha” se reproduz em ambientes úmidos, bem como em matéria orgânica podre e fezes de animais (galinha e cão).

 

Sintomas no Animal

 

Os sintomas nos animais são: emagrecimento, fraqueza, queda de pelos, descamação, crescimento exagerado das unhas, feridas no focinho, orelhas e patas.

 

Sintomas no Humano

 

Os principais sintomas da leishmaniose em humanos são febre intermitente (febre que “vai e vem”) com semanas de duração, fraqueza, perda de apetite, emagrecimento, anemia, palidez, aumento do baço e do fígado, comprometimento da medula óssea, problemas respiratórios, diarreia, sangramentos na boca e nos intestinos.


Link
Notícias Relacionadas »