24/03/2022 às 14h48min - Atualizada em 24/03/2022 às 14h48min

Hospital Bom Samaritano realiza curso de Ventilação Mecânica Básica

Pela primeira vez a ventilação mecânica é tema de curso em Governador Valadares

Rio Doce em Pauta
Dados do Relatório de Gestão de 2020/2021
Divulgação
Nos dias 25 e 26 de março, o Hospital Bom Samaritano realiza o primeiro curso de Ventilação Mecânica Básica em Governador Valadares, para médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e estudantes em final de formação.

O curso terá duração de 12 horas e os temas abordados irão instruir o profissional sobre a ventilação mecânica em seu contexto histórico, estratégias de tratamento e indicações de uso, além de conhecimentos sobre a fisiologia respiratória, cardiovascular e sua interação hemodinâmica.

O curso de ventilação mecânica será o primeiro nessa área a ser ministrado na em Valadares, explica o fisioterapeuta do Hospital Bom Samaritano e um dos instrutores do curso, Levy Soares da Silva Júnior. “Uma ótima oportunidade para os profissionais que desejam atuar ou atuam no âmbito hospitalar a se capacitar para trabalhar com pacientes críticos mecanicamente ventilados”.

As aulas acontecem no auditório anexo VI do Hospital Bom Samaritano e as inscrições podem ser feitas na plataforma da Sympla.

Sobre o curso

A ventilação mecânica é um método de suporte para o tratamento de pacientes com insuficiência respiratória aguda ou como suporte ventilatório no intra e pós-operatório. Existem diversos modos ventilatórios convencionais, sendo extremamente importante o entendimento de cada um deles, assim como os cuidados necessários durante a prática, a fim de minimizar riscos enquanto estratégia de tratamento.

Entre as temáticas do curso estão: A história da Ventilação Mecânica, a Fisiologia Respiratória, Ventilação Mecânica não invasiva (indicações, contraindicações, modos ventilatórios, ajustes iniciais, interfaces, sucesso e insucesso, cuidados),Terapia de auto fluxo, Montagem e instruções sobre o uso do ventilador mecânico - Prática VNI, Ventilação mecânica Invasiva (indicações, modos ventilatórios, parâmetros, ajustes iniciais, desmame, cuidados), Gráficos - assíncronas, Práticas VMI, Discussão de casos clínicos.

Este curso proporciona aos profissionais o aprimoramento para manuseio da ventilação mecânica convencional, assim como os cuidados necessários durante a realização da mesma. Sendo assim, além de aulas teóricas, os participantes devem participar de praticas para um melhor aprendizado.

Instrução e supervisão

O curso será ministrado pelos fisioterapeutas do Hospital bom Samaritano Sandro Pereira Azevedo e Levy Soares da Silva Júnior.

Sandro Pereira Azevedo: Fisioterapeuta com mais de 15 anos de formação. Pós-graduado em fisioterapia respiratória pela Faculdade Ciências Médica de Belo Horizonte. Coordenador da equipe de fisioterapia da UTI cardiológica do Hospital Bom Samaritano, RT hospital Unimed GV e equipe do hospital Imaculada conceição em Guanhães.

Levy Soares da Silva Júnior: Fisioterapeuta com mais de 10 anos de formação. Docente na Universidade Vale do Rio Doce. Coordenador da equipe de fisioterapia da UTI geral do Hospital Bom Samaritano. Pós-Graduado em Fisioterapia Cardiorrespiratória e MBA em Gestão da Saúde, com ênfase em Administração Hospitalar.


Complexo Hospitalar Bom Samaritano

Mantido pela Beneficência Social Bom Samaritano, que há 73 anos trabalha em prol da saúde dos valadarenses e de moradores dos mais de 85 municípios de todo Vale do Rio Doce, o Hospital Bom Samaritano está em pleno funcionamento há 21 anos (completa 22 em maio de 2022), mas desde 1998 presta o serviço de combate ao câncer na cidade (23 anos como hospital do Câncer de Governador Valadares).

É considerado um Complexo Hospitalar, tem cerca de 1.250 colaboradores (incluindo os serviços terceirizados) e é responsável por cerca de 40% dos leitos de  hospitalares da cidade. O HBS teve em 2020, 88,61% dos seus atendimentos voltados para pacientes encaminhados pelo SUS o que reforça seu caráter filantrópico e os outros 11,39% de atendimentos restantes são de convênios, particulares e filantropia.

Números de 2020, registrados no Relatório de Gestão da mantenedora, mostram que foram realizados 7.517 internações hospitalares e 260.671 atendimentos ambulatoriais. O Laboratório Bom Samaritano atendeu em média 150 pacientes por dia em 2020 a Clínica Bom Samaritano realizou 16.952 procedimentos entre consultas, mamografia, raios-x, tomografia, biópsia, densitometria e ressonância magnética.

O Hospital Bom Samaritano conta com residência médica, autorizada pelo MEC, nas áreas de Cardiologia, Nefrologia, Otorrinolaringologia, Intensivista e Oncologia Clínica e tem convênio com a Universidade Federal de Juiz de Fora e com a Univale, ambos para garantir espaço de estágio aos estudantes, cumprindo seu papel e sua missão junto a comunidade onde está inserido.

E considerado referência em alta complexidade para toda a região nas áreas de Oncologia, Nefrologia, Cirurgia Bariátrica, Ouvido Biônico, Cardiologia, Traumatologia e Ortopedia, sendo todos serviços os credenciados pelo SUS e administra UPA 24h considerada Tipo III de Complexidade Intermediária (100% SUS).
O Hospital Bom Samaritano (HBS), conquistou, pela terceira vez (2021), a Acreditação Hospitalar - desta vez em Nível Pleno. O título é considerado a “ISO da Saúde” e, dos mais de 6.000 hospitais em todo território nacional, apenas 88 possuem a certificação neste nível, sendo o HBS um deles.

Link
Notícias Relacionadas »