17/03/2022 às 22h07min - Atualizada em 17/03/2022 às 22h07min

Da zona rural de Baixo Guandu para a Mídia de Linhares: Conheça a história do Jovem Professor que é destaque na Educação

O jovem Guanduense acumula um longo caminho de sucesso acadêmico.

Prefeitura de Linhares

jovem Professor Gabriel Hülle Cardoso de 22 anos, ex morador da comunidade de Santa Rosa, no interior de Baixo Guandu, comemora. Novamente é destaque no site da Prefeitura de Linhares.  É que o professor criou uma revista digital na Emef Zeferino Batista Fiorot, no bairro Santa Cruz em Linhares, estudantes do 5º ano são protagonistas do projeto "Cultivando Escritores". No canal, são publicados conteúdos produzidos pelos alunos como desenhos pintados à mão, entrevistas, contos e fábulas reescritas pelos estudantes que podem ser acessados em: gabrielcardoso3005.wixsite.com/escritores. 

O professor conta que para educar pela leitura e proporcionar a construção do conhecimento pelo próprio estudante, uma vez por semana é lido um conto em sala de aula e, a partir daí eles reescrevem a história conforme o seu ponto de vista, usando a criatividade. Os conteúdos que se destacam são publicados na revista eletrônica. 

O aluno Kayki Souza Siqueira comentou sobre a experiência de participar do projeto.  "Achei a revista incrível. Fiquei encantado em ver meu texto na revista. No site nossa história ganha vida e é possível visualizar os personagens da história. Meus pais amaram a ideia do professor Gabriel", comentou. 

A revista também possui acesso a jogos educativos em que os estudantes podem aprender se divertindo em casa. "A revista está servindo como motivação para os estudantes que ficam encantados quando veem os textos deles publicados na plataforma, fazendo com que busquem saber como se escreve corretamente as palavras. Os próprios pais dos alunos também podem acessar em casa os contos que estão sendo produzidos", pontuou. 

A diretora da escola em que o professor trabalha, Maria Aparecida Santos da Silva Celestino, disse que o projeto chegou para agregar os conhecimentos dos alunos.  "É um projeto inovador, pois integra tanto a valorização das obras produzidas pelos alunos, quanto a necessidade dos mesmos aprenderem mais sobre os meios digitais", frisou. 

O projeto terá duração em todo o ano letivo. A proposta é que os estudantes adquiram habilidades e competências para elaboração de histórias e contos na web, e também reflitam sobre a prática da escrita e leitura para construção do aprendizado. 

A secretária municipal de Educação de Linhares, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, destacou que o projeto abre portas para novas descobertas, com oportunidades dos alunos manifestarem suas opiniões e usarem a criatividade, tão importantes no processo de ensino aprendizagem. 

"Parabenizo o professor Gabriel pelo incentivo em trabalhar em sala aula um projeto que inclui recursos tecnológicos, que ganharam tanta força nesse momento de pandemia, e permite que os estudantes sejam protagonistas, mostrando o que sabem e aprendendo novos conceitos", frisou a secretária. 

O jovem Guanduense acumula um longo caminho de sucesso acadêmico, além da UFES, Gabriel foi aprovado no processo seletivo da FACELI (Faculdade de Ensino Superior de Linhares) em 2017, faculdade que vem se destacando no Estado pela sua qualidade de ensino Gratuito. Atualmente o jovem mora em Linhares e se formou em Pedagogia pela Faceli, e agora Cursa Ciências Biológicas pela Ufes. Filho único de um casal de trabalhadores rurais de Baixo Guandu, o rapaz vem sendo inspiração para a Comunidade de Santa Rosa, no interior. 

 Gabriel estudou a vida toda em escolas públicas do município de Baixo Guandu. Além de ser um dos professores mais jovens concursado em Linhares, o rapaz também já foi homenageado com moção de aplausos por Baixo Guandu quando criou um aplicativo que ajudava crianças com dificuldade de aprendizagem em Matemática. Seu trabalho foi um sucesso na rede de Ensino sendo apresentado no maior e mais importante Encontro Nacional de Educação Matemática, que ocorreu na Arena Pantanal em Cuiabá –MT em 2019. 


Link
Notícias Relacionadas »