18/11/2021 às 09h50min - Atualizada em 18/11/2021 às 10h25min

Faleceu Pergentino de Vasconcellos, fundador do UNESC

Pergentino além de sua relação com o UNESC já foi prefeito de Colatina.

Rio Doce em Pauta - Redação
UNESC
Redes Sociais
Colatina perdeu hoje (18) uma de suas figuras mais ilustres, o político e empresário Pergentino de Vasconcelos. A União de Educação e Cultura Gildasio Amado (UNESC), inicialmente denominada Fundação Gildasio Amado, está ligada à história do município de Colatina. Sua criação foi possível graças à tenacidade e visão do ex-prefeito Pergentino de Vasconcellos.

O neto de Pergentino, Deputado Estadual Renzo Vasconcelos, postou sobre o avó em suas redes sociais:

 


PERGENTINO E A UNESC

 
A União de Educação e Cultura Gildasio Amado, inicialmente denominada Fundação Gildasio Amado, está ligada à história do município de Colatina. Sua criação foi possível graças à tenacidade e visão do ex-prefeito Pergentino de Vasconcellos. Bem antes de torná-la realidade, Pergentino de Vasconcellos era um empreendedor da Educação em Colatina.No final da década de 60 era dado o primeiro passo para o funcionamento dessa instituição de ensino que iria conquistar o norte do Espírito Santo e outras fronteiras. "Nossa luta não foi em vão. Abrimos perspectivas para alunos dispostos a realizar seus sonhos de concluir um curso superior", lembra hoje o político, advogado e professor Pergentino de Vasconcellos.

A União de Educação e Cultura Gildasio Amado contribuiu decisivamente para o desenvolvimento de Colatina e da região norte do Espírito Santo. Esse frutífero trabalho deve-se também a uma mulher corajosa e determinada, que conquistou o respeito e a admiração da comunidade acadêmica, dos professores e demais funcionários da instituição de ensino. Trata-se da professora Ilaria Rossi de Vasconcellos, esposa de Pergentino de Vasconcellos e atual  presidenta da instituição.

A professora Ilaria sempre compartilhou das etapas de crescimento ao longo desses 30 anos, como professora e também desenvolvendo trabalhos em favor dos acadêmicos, além de atividades humanitárias em prol de crianças carentes.

Muitas pessoas participaram da construção desse empreendimento educacional. Pelo menos três nomes o professor Pergentino de Vasconcellos faz questão de registrar. "Não posso olvidar, nesta oportunidade, o 'companheiro' de tantas lutas, o ex-deputado Oswaldo Zanello; o ex-governador Eurico Rezende, de saudosa memória, e também o professor Ruy Lora, que estiveram conosco desde o início. Esses nomes foram verdadeiros esteios na luta por um ensino superior de qualidade no norte do Estado".

Pergentino de Vasconcellos, empreendedor dinâmico no campo educacional, fez da União de Educação e Cultura Gildasio Amado uma instituição sólida, de expansão constante numa realidade onde os cursos oferecidos retratam a necessidade acadêmica da região.

Prova desse crescimento é a construção do novo prédio ao lado da sede, em Colatina, com uma área total de 8.000 metros quadrados. Um ginásio poliesportivo com auditório e capacidade para 2.000 lugares também está sendo construído próximo ao edifício sede. A instituição de ensino chega ao município da Serra, onde está em fase de conclusão um prédio de três pavimentos, com área de 7.500 metros quadrados.

À frente da presidência, a professora Ilaria Rossi de Vasconcellos ressalta os compromissos para ampliar o projeto educacional, visando sempre a um ensino superior de qualidade. "É uma expansão que viabiliza o funcionamento da instituição com objetividade, racionalidade e qualidade."

Nota do UNESC
O UNESC emitiu nota sobre o falecimento:
 
Com profunda tristeza, a família UNESC comunica o falecimento de seu fundador, Dr. Pergentino de Vasconcellos, ocorrido hoje (18/11).
Nascido em 1925, Pergentino foi um pioneiro da educação superior nas regiões Norte e Noroeste do Espírito Santo. Há 56 anos, fundou a Cada do Menino de Colatina. Há 54 anos, fundou o UNESC. Há 53 anos, criou o Hospital Maternidade São José, em Colatina. Deixa a esposa, Ilaria Rossi de Vasconcellos, com quem foi casado por 72 anos; 03 filhos (um deles in memoriam), além de 10 netos e 16 bisnetos.
O velório será realizado na Arena Cultural do UNESC, com a saída do cortejo às 16h30min, para o sepultamento no cemitério de São Vicente, em Colatina, às 17h30min.
Por motivo de luto, hoje as atividades acadêmicas estão suspensas na Instituição.


Link
Notícias Relacionadas »