05/12/2023 às 10h01min - Atualizada em 05/12/2023 às 10h01min

Instituto Terra cria página para inscrições de produtores rurais no Programa Terra Doce

Interessados podem se cadastrar e acessar informações sobre como participar da iniciativa que apoia pequenos e médios agricultores da Bacia do Rio Doce na recuperação da água e implementação de sistemas agroflorestais em suas propriedades

Assessoria Instituto Terra
Com objetivo de incentivar produtores rurais a recuperar as nascentes de suas propriedades e, com isso, conseguir aprimorar sua produção, o Instituto Terra desenvolveu uma página especial http://www.programaterradoce.com.br/ para cadastro dos interessados em conhecer melhor o Programa Terra Doce. Lançada recentemente, a iniciativa visa trazer benefícios ambientais e econômicos, com ampliação e diversificação de renda, aos participantes e contempla cerca de 28 cidades de Minas Gerais e Espírito Santo.    

Os municípios que serão atendidos de forma prioritária pelo programa são: Colatina, Itueta, Santa Rita do Itueto, Aimorés, Baixo Guandu, Conselheiro Pena, Laranja da Terra, Marilândia, São Roque do Canaã, Itarana, Itaguaçu, Resplendor, Mutum, Ipanema, Pocrane, Taparuba, Manhuaçu, Lajinha, Durandé, Martins Soares, Reduto, Chalé, Conceição de Ipanema, Goiabeira, Cuparaque, Galiléia, Alvarenga e São Vitor.

Com uma equipe técnica capacitada, formada por seis profissionais, entre técnicos e supervisores, o Instituto Terra oferece aos produtores rurais suporte completo para a implantação de projetos de agroflorestas sob medida, ou seja, que são especialmente desenvolvidos para cada propriedade envolvida no programa. Pela proposta, a produção existente é mantida e testadas novas culturas selecionadas pelo produtor.

O carro-chefe do Programa Terra Doce é a recuperação e proteção de nascentes, trabalho que já vem sendo realizado pelo Instituto Terra desde 2010 e que já trouxe de volta à região mais de 2.100 nascentes. O programa consiste na identificação e no cercamento e plantio de mudas nativas da Mata Atlântica na área da nascente. Entre os benefícios desta importante etapa estão: retorno da água à propriedade entre dois e quatro anos para uso humano, de animais e de irrigação, além do aumento do valor da propriedade.

Nas duas etapas seguintes do programa, também está prevista a implantação de uma mini estação de esgoto na propriedade para tratamento de resíduos líquidos residenciais (mini ETEs), que acelera a decomposição de matéria orgânica, sem risco de contaminação dos corpos d’água. Além da instalação desse equipamento, há a implementação de barraginhas, que são pequenos reservatórios de captação de água das chuvas para o gado e controle da erosão do solo.


O Programa Terra Doce de agricultura regenerativa projeta a recuperação de mais 4.200 nascentes até 2027, em 200 hectares de agrofloresta, o que envolve o plantio de 2 milhões de novas árvores, além de ações de educação ambiental para impactar 2.000 pessoas. Até 2027, o Instituto Terra prevê a conclusão de 6 mil nascentes, totalizando 10 milhões de árvores plantadas e propriedades modelos constituídas, além de iniciativas de educação ambiental para 100 mil pessoas.

Link
Notícias Relacionadas »