30/08/2023 às 20h56min - Atualizada em 31/08/2023 às 12h39min

Exclusivo: "Segunda-feira rompi contra esse sistema, temos coisas muito boas realizadas pela administração pública e outras não. Mas só podemos falar das boas." Gustavo Calvão, sobre administração do MDB

Presidente da Câmara de vereadores de Aimorés declarou que os agentes públicos empregam seus familiares, amigos, conhecidos ou pessoas que precisam ou não, fazem patrolamento de estradas e inúmeros trabalhos, e vc fica amarrado ao sistema , vendendo sua alma, com medo de criticar, ou se for contra o sistema, podendo sofrer retaliações das mais diversas.

A pouco mais de um ano da eleição para prefeito e vereadores a cidade de Aimorés, assim como acontece na maioria das cidades do interior, vê o aquecimento das movimentações envolvendo os agentes políticos do município.

Na última segunda-feira (28/08/2023) ao final da sessão ordinária o presidente da câmara de vereadores de Aimorés, Gustavo Calvão, utilizou da palavra citar a bíblia nos vescíulos 18:21 do primeiro livro de Reis, que fala entre coxear entre dois pensamentos, e o livro de Mateus, versículo 24 que fala sobre servir a dois senhores. De acordo com a fala do vereador ele ficou preso no sistema de ficar sempre elogiando as coisas boas que acontecem em Aimorés, como o CRAS, o Centro de Saúde e a Parte Social, que são muito bem geridos, e também a obra da rua macedônia, e outras obras na cidade, mas que em muitas situações não criticava a administração pública por ser amigo do prefeito de Aimorés, Marcelo Marques do MDB.

De acordo com a declaração do vereador chegou a seu conhecimento uma situação no dia 14/08 de que um carro da prefeitura, de placa PXD1415, saiu de Aimorés com dois moradores, o Sr. James Roger Bandeira da Costa, Conhecido como Jaiminho da Clenir, Diretor de obras na secretaria de obras do município, e o Sr. Adriano Garcia, que utilizaram o veículo público para uma agenda particular.

Segundo a fala do vereador o Sr. Adirano Garcia é pré-candidato a prefeito em 2024 e mesmo sendo um empresário de sucesso estaria se utilizando de carro público para fazer uma viagem particular, e por este motivo convocou  o mesmo a estar na tribuna da câmara de vereadores para se explicar, pois deveria devolver o dinheiro da Gasolina utilizado na viagem. Na argumentação do Vereador Gustavo Calvão o Sr. Adriano Garcia teria condições de ir a Belo Horizonte e não teria justificativas para ir em carro público com um servidor que deveria estar no trabalho.

Diante desta situação o presidente disse ter refletido se deveria ficar calado ou não, citando que a cunhada ficou com o carro atolado na beira cais, que passa por obras, e que a situação está uma lástima na Beira Cais. Em sua declaração o vereador citou que o prefeito tem sido um bom prefeito em alguns locais mas que em outros não tem sido um bom prefeito e que não poderia deixar de fazer essa crítica, o que teria deixado de fazer a muito tempo. O vereador concluiu o raciocínio dizendo ainda que um pré-candidato a prefeito ter essas atitudes é preocupante por imaginar o que ele poderia fazer caso fosse eleito como prefeito. Na fala do vereador "O futuro de Aimorés é preocupante".

Avançando no discurso o vereador citou a realização da festa de 108 anos de emancipação política do município, que acontece nos próximos dias 15, 16 e 17 de setembro, questionando que os valores pagos para realização do rodeio, que retornou após anos, e as apresentações dos cantores não eram tão caros nas festas realizadas anteriormente no município, e que ainda teria acontecido uma redução na verba para apresentações de cantores evangélicos e católicos.

De acordo com o entedimento do vereador deveria ser feito um levantamento do retorno que a festa trás para a cidade, e sendo necessário perguntar aos moradores da cidade o que eles preferiam, a festa ou o asfaltamento no município que poderia ser feito com os valores gastos em festa que no ano passado teria sido de quase 1 milhão e 400 mil, e que neste ano poderia chegar a 2 milhões.

O vereador cita ter feito uma pesquisa com a polícia militar e que ano passado a festa bateu recorde de aprensões de drogas e de todos os tipos de delitos na festa.



O Vereador citou ainda nesta parte que poderia acontecer o "mal uso de suas falas com objetivo político", após sua fala sobre a festa da cidade, citando o caso de um espetinho em Aimorés em que o vereador fez um ofício ao promotor, este ofício foi encaminhado ao prefeito e o prefeito anexou o ofício embaixo para poder falar que o vereador que fechava rua ou abria rua, mas que o seu objetivo com o ofício foi solicitar providencias devido à utilização de drogas e que não dava mais para ver os jovens se perdendo.
 
O ofício citava a utilização de drogas no canteiro próximo ao estabelecimento, e não no estabelecimento. Esta informação foi adicionada às 12:39 a pedido da gestão do espetinho.

Afirmando que a sua fala sobre a festa tem o objetivo de questionar que não dá mais para ficar gastando com festas todo esse valor, e que o seu posicionamento é por manter a realização da festa, por ser um evento cultural, mas com parâmetros para o valor a ser gasto, pois a prefeitura enfrentou dificuldade até de pagar os funcionários no mês de agosto de 2023, conseguindo fazer o pagamento apenas no dia 10 do mês, para não falar "outras coisas" referindo-se a possíveis dificuldades do município.

O Vereador citou em contrapartida ao valor gasto na festa que existe um projeto feito pelo Fábio Nascimento e pela Patrícia do CRAS, com custo de 1,3 milhão a 1,5 milhão ao ano da "Casa do autista" que teria capacidade de absorver cerca de 300 autistas, mas que este projeto não tem verbas, e que portanto a verba utilizada na festa e a situação da beira cais demonstram falta de planejamento da administração municipal, mesmo que a obra da beira cais tenha dinheiro em caixa e que será realizada, falta planejamento por gerar situações como a cunhada que teve o carro preso no barro. "Não adianta fazer uma obra e parar tudo, parar a vida das pessoas." frisou o vereador.

O vereador finalizou falando que não poderia mais servir a dois senhores, e que "Deveria servir a Deus e falar a verdade, e a verdade é que podemos fazer a festa sim, mas devemos questionar se a festa passou do limite como se o município fosse riquíssimo, quando na verdade não teve nos últimos anos o crescimento populacional, e nem investimentos sendo tragos para o município".

O vereador fechou dizendo ser necessário "ter o debate da situação" sem ficar atrelado a favores.

Após as declarações o Sr. James, citado pelo vereador, divulgou um vídeo refutando as afirmações do presidente da câmara. James ocupou o cargo de presidente da câmara brevemente em 2021 antes de perder o mandato após uma recontagem no votos em Aimorés.

De acordo com o Sr. James o presidente da câmara teria "levantado inverdades em relação a ele, ao prefeito Marcelo Marques-MDB e ao Sr. Adriano Garcia", o que caracterizou como sendo uma "perseguição". Ele criticou ainda a afirmação de que a viagem em BH foi de cunho pessoal, e chamou de "levianas as falas do presidente da câmara", afirmando que:
 
"​O presidente deveria saber que ele tem direito de viajar e receber diárias para isso, quando em missão especial do município, e que como presidente da casa, deveria ser cauteloso com as palavras dele, que as palavras mentirosas prejudicam aquela casa, por ele ter feito a declaração na condição de presidente da casa, ele deveria ter oficiado o município para saber informações sobre a viagem e que apoós levantar as informações deveria, aí sim, como vereador, que tem o dever de fiscalizar fazer uma fiscalização" 

James Roger Bandeira da Costa

James afirmou que foi realmente em Belo Horizonte buscar benefícios ao município, e que se a viagem fosse de interesse própio aí sim deveria ser feita a denúncia ao MP e que o presidente da câmara "levantou inverdade no fim da sessão não dando direito a nenhum vereador de levantar questões, encerrou a sessão e foi embora".

De acordo com James ele fez toda prestação de contas da viagem, onde constam os ofícios que foram protocolados em BH pedindo recursos ao município de Aimorés a parlamenentares e a um senador da república onde foram feitos pedidos buscando adquirir um rolo compactador para a manutenção das estradas rurais, recursos de 500mil reais para custeio da saúde e recusos para a reforma do campo do distrito da penha do capim.
"O Sr. Adrinao Garcia esteve também em BH e foi pedir recursos para aquisição de uma viatura para a Polícia civil, que era um pedido da própia polícia, então a viagem em BH não foi para resolver problemas pessoais"

James Roger Bandeira da Costa

De acordo com o Sr. James ainda "o vereador estaria levantando inverdades sobre os valores da festa e deveria se informar melhor".

Como diretor do departamento de obras, e em nome do Prefeito Marcelo Marques o Sr. James afirmou que está sim com uma obra em andamento na beira cais, uma obra complexa e grande, de volumosos recursos, e que essa obra não cai do céu pronta, e que precisa de todo um rito para ser executada e que a obra se encontra dentro do cronograma previsto de execução, e que portanto não é possível "levantar de forma falsa que a obra estaria atrasada" e que toda obra traz sim transtornos, mas que ninguém pode fazer nada a respeito no momento por a empresa estar dentro do cronograma previsto. O Sr. James pediu desculpas ao munícipes pelos transtornos, e afirmou que o transtorno vai ser recompensado com uma obra muito boa com um urbanismo bem feito e uma pavimentação excelente e que a qualidade de vida dos moradores da avenida e das pessoas que por alí trafegam vai ser melhor.

Ao finalizar o vídeo o Sr. James disse querer deixar uma reflexão, afirmando que somente a verdade leva aos melhores caminhos da vida e que a sua mãe o ensinou uma coisa importante na vida, caráter, e que o caráter é mostrado quando reconhecemos os nossos erros e procuramos melhorar o padrão de vida, e nunca, jamais tentar fazer a mentira justificar os nossos própios erros.

O Portal Rio Doce em Pauta entrou em contato com o vereador e presidente da câmara Gustavo Calvão solicitando um posicionamento sobre o discurso na câmara e a resposta do Sr. James. O vereador atenciosamente se prontificou a conceder uma entrevista pessoalmente, o que não foi possível devido a incompatibildade de agenda, e então se prontificou e enviou a seguinte resposta, transcrita na integra onde reafirma o seu posicionamento da sessão da câmara dos vereadores:

 

Um breve relato do sistema   
                 
Fazemos parte das cidades que possuem 30 mil habitantes , pra menos ( nós temos 25100 mil hab), sendo 86% em MG, nestas cidades imperam um sistema que funciona da seguinte forma: os agentes públicos empregam seus familiares, amigos, conhecidos ou pessoas que precisam ou não, fazem patrolamento de estradas e inúmeros trabalhos, e vc fica amarrado ao sistema , vendendo sua alma, com medo de criticar, ou se for contra o sistema, podendo sofrer retaliações das mais diversas. Segunda-feira rompi contra esse sistema, temos coisas muito boas realizadas pela administração pública e outras não. Mas só podemos falar das boas. E, em primeiro lugar:

1- denuncie possível irregularidade de utilização de carro público , pelo sr James Roger e o sr Adriano Garcia, em viagem particular, a BH no dia 14/08/2023. O sr Roger é diretor de departamento, lotado na secretaria de obras, portaria feita em março de 2021, para fechar acordo político , por ser presidente de partido, e o sr Adriano Garcia, pré-candidato a prefeito de Aimorés, um empresário bem sucedido, não tendo legalidade para usar de combustível e carro público para viagem particular ( carro podendo servir aos interesses reais de quem precisa). Fica a denúncia a critério de investigações , para que se esclareça a finalidade e legalidade de tal viagem ( nossa função como vereadores também é fiscalizar, e não fazer parte do sistema).

2- falei também a respeito da beira cais ( rua Florisvaldo Dias de Oliveira ), cuja obra será finalizada, mas tem gerado enormes transtornos para os moradores do local e de Aimorés;

3- falei tambem a respeito da festa da cidade, pois fugimos das festas que realizávamos, hoje cada festa se gasta mais que a outra. Muitas pessoas podem colocar que eu sou contra festa, NÁO, não sou contra a festa, mas o gasto tem sido exorbitante, os nossos barraqueiros não conseguem trabalhar como era, gerará muita receita nestes 3 a 4 dias, mas depois, maior parte deste dinheiro não fica aqui ( só o palco e iluminação da festa do ano passado ficou em meio milhão ), e nossas ruas continuaram esburacadas. Precisamos urgentemente da Casa do Autista, e de várias outras prioridades, nossa cidade não é rica financeiramente , mês passado conseguiu com muito custo pagar a folha de pagamento dia 10, e temos que repensar com a população aonde investimos o nosso dinheiro, precisamos de participação dos cidadãos e realização de plenárias para determinar tais finalidades.

Gustavo Calvão, Presidente da Câmara de vereadores de Aimorés em nota para o Portal Rio Doce em Pauta

Em relação ao vídeo que circula nas redes sociais do Sr. James, Gustavo Calvão fez as seguintes declarações:


"Obs após ver o vídeo: 
A viagem foi política como mostra a foto: 



Segundo , o carro é da prefeitura , e não da secretaria de obras , é muito menos para benefícios do município.

E terceiro: todo vereador falou e falam mais que os 10 minutos do regimento interno, nunca impedi de falarem, mas finalizada a sessão , podem falar na próxima segunda-feira, usarem a tribuna para se defenderem ou defenderem seus amigos e afilhados, isto é a democracia. Mas, a investigação está em andamento, e serão apresentados os argumentos dos dois lados nesta denúncia. Abraços.

"
 

O vereador enviou ainda fotos do veículo utilizado na viagem à Belo Horizonte:



Em contato com o Secretário de Obras Walter Dimas Teixeira Junior, ele informou que iria se pronunciar exclusivamente sobre o andamento da obra na Beira Cais, enviando a seguinte nota:

"A obra está dentro do cronograma, a pavimentação antiga foi retirada para fazermos uma base nova, e com isso uma obra de melhor qualidade, a obra está sendo executada conforme o seguinte planejamento. Reforma de todo passeio, fazendo seu nivelamento correto, utilizando de estrutura de concreto armado, elevando a qualidade do mesmo. De acordo com andamento a pavimentação antiga foi retirada juntamente com uma base já colapsada, a programação para da início a nova base estava prevista para dia 4 de setembro, e a empresa já já estava com as máquinas para dar início neste serviço no dia 25 de agosto, ou seja, já iria iniciar antes do programado, infelizmente tivemos problemas com chuva desde o dia 21, na quinta dia 24 iniciamos uma melhoria na via, infelizmente começou a chover novamente. Com esse volume de chuva, fica impossibilitada a melhoria na via, fica dependendo de uma estiagem da chuva pra retornar os trabalhos, ainda tem previsão de chuva em nossa região.
Desde o dia 29, voltamos a mobilizar máquinas para poder melhorar o tráfego na via, mas ainda está muito molhada, a Beira Cais não tem caimento para ajudar no  secamento da via, dificultado ainda mais o trabalho, sabemos das dificuldades e estamos fazendo o possível para melhorar. Pedimos desculpas e a compreensão de todos os munícipes."

Walter Dimas Teixeira Junior
 

Política em Aimorés: O clima não é a única coisa quente no município

Adriano Garcia foi candidato a Prefeito nas eleições municipais de 2020, pelo PL, ficando em 2° lugar na eleição vencida pelo atual Prefeito Marcelo Marques do MDB.

Em pouco mais de 6 messes aimorés teve 3 presidentes da câmara de vereadores. James foi candidato a vereador pelo mesmo partido de Adriano, o PL, e foi eleito no dia 15 de Novembro de 2020, Empossado em 2021 e perdeu o mandato em fevereiro de 2021 após a validação dos votos do candidato Rubens Barcelo, a princípio anulados. A votação de Rubens Barcelos não foi suficiente para o eleger, mas garantiu ao partido MDB o direito de mais uma vaga no legislativo, que foi prenchida por Márcio Rodrigues de Souza do MDB.

Após James perder o madato, e a presidência da câmara, foi realizada nova eleição para a mesa diretora da câmara, tendo sido o Vereador André Vidal eleito como novo presidente, este vindo a renunciar à presidência no dia 31 de Maio, o que levou à terceira eleição para presidente da câmara de vereadores de Aimorés, que teve como vencedor o Vereador Gustavo Calvão, que é atualmente o presidente da casa.

Futuro político de Aimorés

Já no segundo mandato o atual prefeito de Aimorés Marcelo Marques (MDB) não disputa as eleições ano que vem. Como candidatos muitos nomes são cogitados pela população, nomes como o Vereador Wagner Bob (PL), Gustavo Calvão (MDB), Adriano Garcia (PL), nomes do secretariado da atual gestão também são frequentemente lembrados como possíveis candidatos.

Já tradicional nas disputas políticas pelo executivo de Aimorés, é esperada a cadidatura do "Paulinho no PT" que ano após ano coloca o seu nome à disposição da população.

Um dos nomes mais lembrados é o da Atual vice prefeita, Andréa do Aron, que muitos afirmam ter escutado que ela se coloca como candidata em 2024 independete do partido.


Professor Renato Teixeira, que ficou em segundo lugar na eleição de 2016, e terceiro na eleição de 2020, é uma possibilidade de candidatura, embora não tenha falado publicamente se pretende tentar novamente ser prefeito de Aimorés.

O Contador Valdeci Alves talvez seja o possível candidato que tenha mais declarações afirmando sua vontade de ser prefeito ainda que não esteja definida.





O Portal Rio Doce em Pauta fica à disposição para divulgação de esclarecimentos por qualquer um dos citados que queira se pronunciar.

Link
Notícias Relacionadas »