29/09/2021 às 09h13min - Atualizada em 29/09/2021 às 09h13min

"Processo da Água" Retomado na Justiça Britânica

Processo conhecido como "Processo da água" busca indenizações pelo dano na água.

Rio Doce em Pauta - Redação
Os advogados da PGMGM estiveram ontem (28) em Baixo Guandu, O escritório representa mais de 200.000 clientes, muitos guanduenses,na justiça Britânica. A visita teve caráter de visita institucional e esteve no SAAE e na Prefeitura Municipal. 

Com a reabertura do processo nas cortes inglesas é necessário atualizar o cadastro daqueles que fizeram o cadsatro anteriormente, atráves do whatsapp , clicando aqui.


Histórico

O pior desastre ambiental da história do Brasil desencadeou uma das maiores ações judiciais já registradas em um tribunal britânico.

No dia 5 de novembro de 2015, a barragem de rejeitos de minério do Fundão se rompeu em Minas Gerais, Brasil, despejando aproximadamente 60 milhões de metros cúbicos de resíduos tóxicos, provocando um dos desastres ambientais mais devastadores da história brasileira.

Dezenove pessoas foram mortas por uma avalanche de lama que destruiu o distrito de Bento Rodrigues, se espalhando tão rapidamente que os habitantes não tiveram tempo de escapar. O líquido, composto de minério de ferro e água, percorreu vários mananciais, avançando para comunidades e danificando paisagens, infraestruturas e a vida selvagem. A lama chegou ao Oceano Atlântico e destruiu, ao longo do caminho percorrido, estações de tratamento de água, veículos, vegetações, pecuária e, consequentemente, a vida das pessoas.

O escritório de advocacia PGMBM representa mais de 200.000 clientes, incluindo indivíduos, municípios brasileiros, comunidades indígenas dos Krenak e a Arquidiocese, que sofreram inúmeras perdas como resultado desse desastre.

A ação coletiva foi ajuizada contra a empresa anglo-australiana BHP, que opera no Brasil através da mineradora Samarco, e é um dos maiores casos já apresentados em um tribunal inglês.

Link
Notícias Relacionadas »