11/08/2022 às 10h04min - Atualizada em 11/08/2022 às 10h04min

Prefeitura de Baixo Guandu inicia na próxima segunda (15) transporte gratuito para alunos em tempo integral do IFES Itapina

Para embarcar é necessário apresentar a carteirinha de estudante.

ASCOM PMBG
IFES
A Prefeitura Municipal de Baixo Guandu anunciou hoje (11) nas redes sociais que a partir da próxima segunda-feira terá início o transporte escolar, gratuito, para os alunos do IFES Itapina que estudam em tempo integral.

O onibus seguirá o seguinte itinerante a partir das 5h30min:
  • Estádio Municipal Manoel Carneiro;
  • Próximo à igreja adventista, para os alunos do centro;
  • Em frente à Matriz São Pedro;
  • Em frente a pracinha do Biliska;
  • Posto Pinho;
  • Ponto de ônibus de Mascarenhas;
Para embarcar é necessário apresentar a carteirinha de estudante, tradicionalmente confecicionada na secretaria de educação.

IFES Itapina

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Ifes  Campus Itapina foi oficializado em 28 de abril de 1956 na gestão do governador Francisco Lacerda de Aguiar e do Presidente da República Juscelino Kubitschek de Oliveira a partir de um acordo celebrado entre o Governo da União e o Estado do Espírito Santo datado de 15 de novembro de 1949, na gestão do então Governador do Estado Carlos Fernando Monteiro Lindemberg no qual lançou-se o projeto de construção de uma Escola de Iniciação Agrícola na margem esquerda do Rio Doce no Município de Colatina, onde seria ofertado o Curso de Iniciação Agrícola com duração de dois anos e o concludente receberia o diploma de Operário Agrícola.

Na época, o Governo do Estado do Espírito Santo e a União firmaram parceria em que o Estado participava com 1/3 e o Governo Federal com 2/3 das verbas para a manutenção e o funcionalismo da Escola de Iniciação Agrícola seria pago com verbas federais, sendo a mesma supervisionada pela Superintendência do Ensino Agrícola e Veterinário – SEAV, ligada ao Ministério da Agricultura.

Em 1952, foi nomeado o primeiro Diretor da Escola de Iniciação Agrícola, o Engenheiro Agrônomo e Professor da Escola Agrotécnica de Santa Teresa, Dr. José Farah, o qual tomou posse e deu início a construção das primeiras obras.

Em 20 de maio de 1955 a Escola passa a ser denominada Escola de Iniciação Agrícola de Colatina.

O primeiro processo seletivo ocorreu em 20 de fevereiro de 1956 e as aulas iniciaram em 03 de março de 1956, com duas turmas, a primeira com o antigo Curso Primário (4ª série, preparatório para o curso de Iniciação Agrícola) e a segunda turma para o curso de Iniciação Agrícola (1º ano Ginasial, antiga 5ª série).

 

Link
Notícias Relacionadas »