19/05/2022 às 22h56min - Atualizada em 19/05/2022 às 22h56min

Câmara de Aimorés concede medalha "JOÃO LUIZ FRIZZERA "

Os homenageados, 11, receberam a medalha em reconhecimento ao brilhante trabalho realizado em prol do município de Aimorés.

Rio Doce em Pauta
Secretaria da Câmara de Vereadores De Aimorés
Redes Sociais
A Câmara Municipal de Aimorés realizou na noite de ontem (19) solenidade de entrega da Medalha João Luiz Frizzera pelo trabalho realizado em prol do município de Aimorés.

Além dos homenageados estiveram presentes os 11 vereadores municipais, cada um indicou um homenageado, o Prefeito Municipal, Marcelo Marques, O Tenente Aspirante oficial Marcelo Toti Trifilio, comandante do 1° Pelotão da 15ª Cia de Policia Militar de Aimorés, a Vice-Prefeita, Andréa Mattos, a Primeira dama do Município, Ana Lúcia Assis Marques, o Sub-Tenente Benito Pimenta do 3° Agrupamento da Polícia Ambiental de Aimorés e o investigador da Polícia Civil - Assis de Souza Lima, dentre outras autoridades.

A Câmara Municipal de Aimorés instituiu através da Lei nº 2.673 de 24 de abril de 2019 a “Medalha João Luiz Frizzera”. No mesmo ano, foi realizada a primeira solenidade de entrega,sendo esta uma solenidade anual. Em 2020 e 2021 não foi realizada a cerimonia em função da pandemia da COVID-19, respeitando os protocolos estabelecidos.

A lista dos agraciados foi aprovada por unanimidade na Reunião Ordinária do dia 25 abril de 2022 - Resolução nº 131/2022 que deu legitimidade às indicações dos vereadores – representantes legais do povo aimoreense, dando anuência aos nomes dos cidadãos que se destacaram e que serão agraciados com a comenda, em reconhecimento e agradecimento pelos relevantes serviços prestados ou contribuído de modo decisivo com o nosso Município, em conformidade com a lei instituidora que denominou de “Medalha João Luiz Frizzera”.

 
NOME DO HOMENAGEADO VEREADOR PROPONENTE
Carli José da Silva Adalton Marques Teixeira
Pe. Elias Piet Mous Milton Santos Sires de Oliveira
Geraldo Elias Brum André Vidal de Freitas
Idevaldo Teodoro da Silva Vinícius Maurício da Silva
Jaime Luiz Silva Márcio Rodrigues de Souza
João Rodrigues Barboza Luciano Afonso Cézar
Pr. Juvenil José Gonçalves Wagner Ferreira de Oliveira
Luciano Batista Pena Gustavo Calvão Caser
Pr. Ronaldo da Silva Rodrigo Gomes
Sebastião Francisco de Barros Analdo Gomes da Silva
Analdo Gomes da Silva Daniel Lemos


João Luiz Frizzera

O nome que intitula a comenda é de um grande empreendedor que deixou sua marca indelével em Aimorés. Durante 25 anos, de 1967/1993, ele inovou o comércio de atacado e varejo e no meio rural, criou o Grupo Frizzerão e gerou centenas de empregos diretos e indiretos, com participação marcante no desenvolvimento de Aimorés.Faleceu ainda jovem, aos 55 anos de idade.

João Luiz Frizzera era conhecido como empresário arrojado, muito dedicado ao trabalho e amigo de todos.

Sua esposa Maria Lúcia Condé Frizzera assumiu os negócios, enfrentou diversas dificuldades, mas com muita fé, garra e coragem venceu e continua vencendo a cada dia, administrando com auxílio de pessoa competentes e confiáveis, as propriedades rurais, os imóveis, o Supermercado Frizzerão e o Frizzerão Presentes, com grande destaque. Em 2019 foi condecorada com a Medalha João Luiz Frizzera.

Os homenageados

Cada homenageado foi indicado por um dos 11 vereadores, e junto com a indicação foi submetida um resumo da história de cada um e da sua trajetória em prol de Aimorés.

Carli José Silva

Carli José Silva, nascido em Vala de Ubá, no dia 07 de setembro de 1938, filho de Josefina Vicente (conhecida como Dona Zezinha) e Manoel Silva de Abreu (conhecido como Seu Espanhol), é o terceiro de seis irmãos.

Menino de origem humilde, desde muito cedo aprendeu a assumir grandes responsabilidades, e se faz esteio de sua família. Por essa razão, estudou por poucos anos na pequena escola da vila. Já em 1951, aos 13 anos, começou a trabalhar na farmácia do Senhor Marinho no distrito de São Sebastião da Vala, onde iniciou o aprendizado do ofício.

No ano seguinte, senhor Marinho resolveu transferir sua farmácia para Conceição do Capim, levando o seu aprendiz que, embora muito novo, já demonstrava grande apreço pelo ofício.
Diante de sua evidente vocação e da grande confiança depositada pelo Senhor Marinho, Carli causou incomodo no filho de seu patrão, o que leva a um desentendimento, fazendo com que retorne a São Sebastião da Vala.

Já em casa, Carli recebe o convite de sua irmã mais velha, Lurdinha, para trabalhar no circo. Ficando por seis meses, até que retornou com a certeza de que sua verdadeira vocação era a farmácia.

Coincidentemente, seu Marinho, sabendo que ele estava de volta, o convida a retornar ao trabalho. Carli então aceita e permanece por alguns anos. Já conhecido nesta área, recebe uma proposta de sociedade na farmácia do Senhor Custódio em São Sebastião da Vala, e aceita.

Já como sócio, Carli conhece sua futura esposa, Maria de Lourdes Silva, namoraram por 2 anos e então vieram a se casar em 15 de maio de 1959.Com a farmácia cada vez mais sólida, Custódio e Carli decidem abrir uma filial em Mundo Novo de Minas, ficando Carli responsável pela farmácia de São Sebastião da Vala e seguindo seu Custódio para a farmácia de Mundo Novo. Já em 1961, com o falecimento de seu sogro, Anselmo Frizera, e com a herança de sua esposa, Carli compra a parte de Custódio na sociedade e enfim se torna único dono da Farmácia de São Sebastião da Vala, tornando-se o tão conhecido “Carli da Farmácia”

Hoje, pai de 4 filhos, avô de 15 netos e bisavô de 05 bisnetos, Carli, há 71 anos, tem prestados relevantes serviços a nossa sociedade. A doação ao seu trabalho é de grande valor, sem falar da sua disponibilidade intelectual e humana, pois mais importante que desempenhar uma atividade inerente a sua profissão, é ter a certeza do dever cumprido, de estarmos transformando nossos sonhos em realidade.

Fica a certeza de que o mérito não vem por acaso. As pessoas podem até receber um dom superior, mas em todos os casos as vitórias para si e para os demais que lhe cercam, são frutos de muita persistência, empenho pessoal, ações diárias firmes, seguidas de pequenas, mas contínuas conquistas, até a obtenção de um objetivo maior.

PADRE ELIAS PEIT MOUS

Padre Elias Piet Mous, nascido em 20 de setembro de 1950, na Holanda, filho primogênito dos seis irmãos.

Em 1962, aos 11 anos iniciou seus estudos do seminário menor, na Holanda e em 1969, foi para o seminário maior, ainda na Holanda. Em 1971 fez estágio missionário em Uganda, na África. Em 1972 foi para Londres, onde concluiu seus estudos no Colégio Mill Hill. Sua ordenação sacerdotal aconteceu no dia 21 de junho de 1975, em Balk, na Holanda onde celebrou a sua primeira Missa.

Em novembro de 1975 veio para o Brasil, onde trabalhou por 10 anos na Paróquia de Sant’Ana, em Resplendor, atendendo também os Municípios de Itueta e Santa Rita do Itueto.
Em 02 de abril de 1986, veio para Aimorés, assumindo as Paróquias de Nossa Senhora do Carmo e São Sebastião, no Bairro da Igrejinha, isto por 14 anos, e agora por 31 anos na Paróquia de Nossa Senhora do Carmo.

Ele sempre se pôs a caminho junto da comunidade aimoreense, assumindo responsabilidades de luz, nunca se projetando, mas sim, sendo fermento de uma vida nova para que o “Pão da Vida” que sacia todas as fomes possa ser repartido.

Pe. Elias tem procurado, sempre, abrir seus braços para abraçar as causas dos pequeninos, dos sofredores e marginalizados sem diferenças de raça, cor, situação social e de religião. Todos têm lugar no seu amor anunciado sempre pelo evangelho com coragem profética e muita honestidade em favor da verdade.

Seus trabalhos sempre foram solidários e silenciosos, se tornando visíveis aos olhares de quem também é solidário para perceber que o mundo é capaz de ser melhor através de nossas atitudes. foram diversas as pastorais que ele evidenciou, como: Pastoral da Saúde, da Criança, Carcerária, PLC de casais, PLC Jovem, Crisma... a Promoção Humana, nascida em 1971, dentre outras atribuições, realizadas através da distribuição de cestas básicas às famílias carentes, isto, a cada 15 dias e custeadas pela ação do dizimo, além das distribuições diárias de alimentos arrecadados durante as missas, auxílio com passagens rodoviárias e ferroviárias, atendimento de receitas médicas - na pequena farmácia da Casa Paroquial.  

Defensor da tese de que a Igreja não deve acumular dinheiro, este deve ser voltado para a própria sociedade em favor de benefícios, prestados aos necessitados.
 
O seu amor e carinho às instituições filantrópicas, são dimensões incomensuráveis, haja visto, as tantas e tantas doações que são canalizadas da sua terra natal (Holanda), para àquelas de Aimorés (também eleita por ele como sua outra, ou segunda, terra natal), sendo: AAMAR (Amparo à Criança), APAE, Hospital São José/ São Camilo e o Asilo de Velhos Jesus Nazareno, onde são aplicados recursos vindos, constantemente, da Holanda que suportam tantas aplicações, multiplicando a forma assistencial aos asilados, que hoje conta com 70 internos, 28 funcionários de toda ordem de profissionais e as instalações que são de primeiro nível. Conforto material e espiritual são dois requisitos primordiais na vida dos internos, que ELE faz questão de serem inseridos.
As ações humanitárias de Pe. Elias é a prova concreta de que nem tudo está perdido e cada um de nós fazendo a sua parte, por menor que seja, podemos viver num mundo mais ameno sem fome e sede, onde a paz possa imperar. Sejamos ricos na Graça de Deus.

As suas ações nos fazem lembrar as diversas citações do Evangelho, como, em Mateus, quando Jesus alimentou uma multidão e em outra posição disse a Pedro: Coragem! Sou Eu! Com Sua mão estendida para nunca deixar que você naufrague. A mão de Jesus continua estendida ao Padre Elias acompanhando-o no seu trabalho, dando-lhe força para não se perder nas ondas bravias do mundo e que o seu senso de humanidade continue imperando nas suas decisões.

Foi provedor do Hospital São José/São Camilo de Aimorés, por 09 anos. É membro do Colégio de Consultores e do Conselho Presbiteral, da Diocese de Governador Valadares-MG.
São marcas do seu trabalho:
  • Um dos fundadores do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
  • Incentivou a construção do Ginásio Poliesportivo.
  • Consegue constantemente verbas para o Asilo de Velhos Jesus Nazareno, AAMAR, APAE e Hospital São José/São Camilo (principalmente da Holanda).
  • Auxiliou na construção das Igrejas da Barra do Manhuaçu, Sossego e Betel, na reforma das Igrejas de São Sebastião, Rua Nova, Barra Preta e várias capelas no interior do município de Aimorés.
  • Membro do Conselho Municipal de Saúde.
  • Membro da Associação São José/São Camilo.
  • Trabalhou como Vigário Geral da Diocese, período compreendido de março/2010 até dezembro de 2014.
  • Em 04 de dezembro de 2016 recebeu o Título de Cidadão Honorário de Aimorés pela Câmara Municipal;
  • Em 05 de fevereiro de 2010 foi condecorado com a Medalha “Desembargador Hélio Costa”, outorgada pelo Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, Dr. Luiz Flávio;
  • Recebeu também do Grão Mestre Geral da Maçonaria, em Brasília, o Título de “Grande Reconhecimento Maçônico”, título mais expressivo da maçonaria, instituído para os não maçons, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido em favor da Ordem, da Pátria e da Humanidade.

Pe. Elias não abraçou simplesmente o sacerdócio para que fosse apenas um celebrante dos ofícios religiosos. Foi além, vivendo o amor de Cristo pela humanidade, resolveu lutar pela igualdade social, trazendo o povo mais simples para os seus braços, procurando dar a ele o mesmo direito de vida.

Pe. Elias se aposentou como cidadão holandês em 2018, continua celebrando missas, casamentos, batizados...com a permissão do Frei João, que é o pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo.  
Oficialmente, Pe. Elias não faz parte da Diocese de Governador Valadares. 

Geraldo Elias Brum

Nascido em Marilândia-ES, em fevereiro de 1950. Aos 14 anos mudou-se para Vitória, onde desenvolveu seus estudos e sua vida pessoal e profissional.

Casou-se em julho de 1974 com uma AIMOREENSE, ou melhor, com uma PENHENSE, como ela gosta que fala, Drª Heloiza Maria Barros Brum, médica (filha do saudoso ESMAEL RODRIGUES DE BARROS, uma celebridade do nosso distrito de PENHA DO CAPIM) com quem teve 3 filhos, que seguiram sua profissão de advogado e hoje cuidam do escritório da família, o que permitiu que fixasse residência na Penha do Capim, desde o início da pandemia do COVID 19 (em março de 2020).

Graduou-se em Técnico em Contabilidade em 1970; em Direito 1977 e em Administrador de Empresas em 1981. Advogado, fundador e sócio do Brum & Advogados desde 1991. Trabalhou internamente em grandes grupos empresariais no Espírito Santo por mais de 20 anos.

Em outubro de 1999, há quase 23 anos, iniciou seus investimentos no Município de Aimorés, adquirindo imóvel rural que destinou a atividade leiteira, que até hoje desenvolve, sempre primando pela qualidade do rebanho e empreendendo ao negócio caráter empresarial. Como empreendedor rural atualmente tem 12 colaboradores diretos, que estão dependentes do sucesso do negócio (estatísticas informam que para cada um colaborador direto, são criados de 3/5 empregos indiretos), tendo assim seu empreendimento uma relevante importância na economia local, com a geração de empregos diretos e indiretos. Também tem procurado atuar apoiando as atividades de esporte, lazer e educação locais.

Atualmente vem colaborando ativamente com a ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DE PENHA DO CAPIM, juntamente com outros parceiros locais, buscando trazer oportunidades de diversos aspectos a comunidade local.

Idevaldo Teodoro da Silva

Idevaldo Teodoro da Silva, conhecido como Devaldo Barbeiro, nascido em 03/04/1948, filho de Justino Teodoro da Silva e Cecilia Antônia da Costa, perdeu seu pai aos 12 anos de idade, filho caçula, de uma família de 09 irmãos.

Casou com Floricena Moreira da Silva, conhecida como “Dona Flor” em 28/09/1970, no distrito de São Sebastião da Vala, há 52 anos, com quem teve 08 Filhos: Genes, Gessinaldo, Genivaldo, Genilton, Gefferson, Janderson, Jasson e Gessiane.Avô de 13 netos e bisavô de 02 bisnetos.
 
Residiu quando solteiro no Córrego do Santo Antônio, em Alto Capim, sua terra natal e depois de casado na Fazenda do Sr. Geraldo Serrano. Evangélico e assíduo, foi membro da Igreja Cristã Casa de Oração situada à Rua Getúlio Vargas, por vários anos, onde fez parte da liderança, e hoje fundador e Presbítero da Igreja Casa de Oração situada à Av. Brasil, bairro Igrejinha, ao lado do Biribas.

Mudou-se para Aimorés em 1974, sua primeira residência foi na Rua Capitão Amaro Pereira, no bairro Igrejinha e posteriormente em outras residências do bairro Rua Nova, onde adquiriu o imóvel localizado na Rua Justo de Assis, nº 24 o qual reside até hoje.Antes de vir para Aimorés, trabalhava na roça, na agricultura, bem como toda a sua família.
 
Quando veio para a cidade, prestou serviços diversos, tais como: limpeza de quintal, ajudante de serviços gerais e também na beira linha férrea - empresa Rodo Minas. Começou  a cortar cabelo, ainda no interior, aos 12 anos de idade e tornou-se Barbeiro na cidade de Aimorés, como é mais conhecido.

Iniciou sua carreira como barbeiro no imóvel situado à Rua Dr. Hugo Lopes Nally, casa hoje pertencente a Sra. Maria Helena Calvão (tombada pelo Município). Em Outubro de 1975, ele abriu sua Barbearia com o nome de “Salão São João”, na Rua Pedro Nolasco, no Centro da cidade, imóvel pertencente à Família Jardim.

Seus primeiros clientes da barbearia foram: Sr. Lucio Scarpeli - aposentado da Vale  (fez a barba);  cabelo e barba do Sr. Irineu Jardim – farmacêutico e cabelo e barba do Sr. Pedro Ramos -açougueiro. Muitas foram as pessoas que passaram e ainda passam por sua barbearia tornando-se não apenas clientes, mas grandes amigos.

 Pequeno testemunho referente ao serviço:

“Num dia de trabalho com os amigos, estava roçando, quando deu na hora do lanche da tarde, sentados, ele disse que Deus lhe daria a oportunidade de conseguir um serviço no qual teria prazer, e que dele pudesse sustentar toda a sua família”.
Suas palavras foram ouvidas e Deus o agraciou com esse dom no qual se tornou esse exímio profissional.

Jaime Luiz Silva
 
Jaime Luiz Silva, mais conhecido como (Nino), nasceu em 17 de agosto de 1966, é aimoreense, filho de Oliveira Silva e Zenira Geralda Henrique, uma família simples, porém, muito batalhadora, composta de 09 irmãos. Casou-se em  03 de fevereiro de 1990, com Lucilena Veloso Silva, com quem teve 03 filhos.

Estudou na Escola Estadual Manoel Vitorino de Oliveira, distrito de Tabaúna.

Servidor público municipal há mais de 30 anos, sendo um exemplo para todos, no que que se refere ao trabalho, exercendo com muito zelo, dedicação, fidelidade, eficiência e muita presteza. Como membro ativo da Igreja Católica, foi coordenador por 04 vezes, e exerceu também os cargos de secretário e tesoureiro.

Atuou durante 06 anos como treinador voluntário do Sul América Futebol Clube, time de futebol tradicional do distrito de Tabaúna, fundado há mais de um século.

João Rodrigues Barboza
 
João Rodrigues Barboza, nascido no dia 22 de março de 1945, na Vala dos Fagundes, próximo ao distrito de Expedicionário Alício.
Seus pais: Geraldo Rodrigues dos Santos e Maria dos Santos Barboza. Deste casal surgiram os seus irmãos, José Rodrigues Barboza (falecido) e Milton Rodrigues Barboza e as irmãs, Neusa dos Santos Barboza (falecida) e Creuza dos Santos Barboza da Silva.
 
Aos quinze anos de idade, veio para Aimorés, estudante do Colégio Nossa Senhora do Carmo, até então, administrado pelas Irmãs Carmelitas e, para  auxiliar nas despesas pessoais, começou a sua vida de comerciante, na qualidade de camelô, nas ruas e avenidas da cidade.
 
Posteriormente, resolveu abrir o seu próprio negócio, ou seja, o tradicional Mini Bar, no prédio do Aimorés Pálace Hotel. Aproveitando a oportunidade, e com olhares mais distantes, passou a frente o Mini Bar e instalou o Bar Veneza.Continuou a sua luta comercial, após um bom tempo de uso, resolveu passar este local para outros interessados, porém, não deixou de criar outro meio comercial, dentro dos mesmos padrões, ou seja, o Big Boy. Dando um salto bem maior aproveitou a oportunidade para se instalar no Bar e Restaurante Serenata, onde hoje está funcionando a loja de móveis e eletro doméstico Doce Lar”. 
 
Continuando a peregrinação comercial, ainda como proprietário do “Serenata”, adquiriu um terreno na Av. Dr. Américo Martins da Costa, e, aos poucos foi construindo o seu próprio prédio comercial e residencial, onde ainda reside, e neste mesmo prédio, após vender o consagrado Bar e Restaurante Serenata, montou a Lanchonete Barboza Lanches, que perdurou por cerca de 20 anos, e ao lado a Loja de Confecções, chamada “Confecções Santa Izabel”, nome dado em homenagem a sua querida Avó Izabel.  No mesmo prédio existem mais lojas comerciais de outros proprietários. O seu mundo na Barboza Lanches, foi o fim de uma vida comercial no ramo de bebidas, lanches e alimentação, e como já dito, passou a dedicar-se exclusivamente em outro ramo de atividade comercial, funcionando até os dias de hoje.
 
João Barboza, endeusou-se pela Dalva Maria de Lima, funcionária por longo tempo da antiga “A Eletroluz”, que acrescentou ao nome dela o sobrenome Barboza, após o casamento, no dia 30 de março de 1974. Desta feliz união, surgiram os filhos Luciano de Lima Barboza, Leonardo de Lima Barboza, e Cristiane de Lima Barboza (falecida com poucas horas de vida), daí surgiram os seus netos: João Paulo, Maria Clara, João Arthur (do filho Luciano) e André (do filho Leonardo).
 
Seria uma falha lamentável, nesta oportunidade, se ocultássemos a verdadeira identidade da Sra. Dalva Maria, que além do trabalho doméstico, foi e continua sendo uma companheira inseparável, uma mãe de família exemplar e uma sabedoria comercial, que aprendeu na vida como servidora e, continua a praticá-la com todo amor e carinho, hoje na qualidade de também coproprietária da Loja de Confecções Santa Izabel e ao lado a sua Loja “Dalva Perfumaria”.
 
Vale salientar que na vida social, ele foi e ainda continua sendo de grande vulto. Fundador do Aimorés Lorena Clube,  do Grupo de Associados Hospital São José, foi membro ativo da Associação Comercial e do Sindicato Rural,  foi Diretor há vários anos do Asilo de Velhos Jesus Nazareno e da AAMAR, e ainda continua sua vida social como um dos mais antigos membros da Centenária Loja Maçônica Floriano Peixoto de Aimorés, onde já postulou o grau máximo da entidade 33; desta organização  milenar foi Venerável (Presidente) e por três mandatos como Deputado Estadual da Assembleia Maçônica de Minas Gerais.
 
Aposentado, continua sendo um dos baluartes da vida comercial e social da cidade, com um nome que indica humildade, bom senso, coração aberto para receber e auxiliar todos os necessitados, de aspecto sorridente a todo instante, onde a fraternidade tem um campo largo de existência. Após uma vida longa de trabalho, hoje, desfruta de uma vida mais calma, fazendo, anualmente, várias viagens de recreio e turismo, conhecendo nossas fronteiras, novos povos, aproveitando a beleza do campo e das paisagens do nosso estimado Brasil, lado a lado com sua feliz e alegre companheira, a Dona Dalva, conforme o próprio João costuma dizer, desfrutando juntos desses momentos de felicidades.

Juvenil José Gonçalves
 
Juvenil José Gonçalves, nasceu em 16/09/1943, no Córrego da Bicuiba, Itueta-MG, filho de José Antônio Gonçalves e Francisca Rosa de Jesus, aposentado, radialista desde 1961, morador de Aimorés/MG desde 10 de maio de 1978, residente do Bairro Matriz há 44 anos.

Criou um quarteto com o nome União, sendo o quarteto mais velho do Brasil com a mesma formação durante 60 anos. Formou o Coral Sinfonia e canta música gospel com sua esposa Italina há mais de 50 anos e ainda é regente de 06 conjuntos musicais da igreja há 46 anos.

Casado há 56 anos, criou sua família trabalhando na Rádio Aimorés AM. Tem 03 filhos: Ivone, Ivonete e Ivan, 06 netos (Madson, Jalynne, Carolynne, Ana Beatriz, Gabrielly e Yago Henrique), 01 bisneta e duas netas.

Pastor da Igreja Adventista da União do 7º Dia de Aimorés, localizada na Rua Travessa Frei Rafael, bairro Matriz. 

Faz Live Gospel com sua esposa todas as segundas e quintas, às 19h00min, pelo Facebook, com o Programa Recordar é Viver, que conta com uma boa audiência.

Luciano Batista Pena
 
Luciano Batista Pena, nasceu em Aimorés, no dia 17/03/1965, filho de Raimundo Pena Vilarino e de Maria Batista Pena.

Vem de uma família numerosa tendo como irmãos: Lúcia, Láurio(in memoriam) Laureci, Lucimar, Ladislau, Ledson, Lousimar, Lucas, Leonardo(in memoriam) e Luciana.

Fez o segundo grau no Colégio Frei Afonso Maria Jordá, e aos 16 anos, já partilhava com sua mãe, a Senhora D. Maria Batista Pena, mais conhecida como D. Mariquinha, dos serviços de entrega domiciliar, da produção alimentícia de sua mãe.

Seus produtos foram se expandindo na cidade e assim Luciano, aos 16 anos por este motivo de crescimento do negócio que iniciavam, teve que se ausentar dos estudos para dar suporte aos serviços de sua mãe na entrega domiciliar de sua produção e na organização de um Restaurante que surgia.

Assim que o novo comércio foi se firmando, Luciano retornou à Escola para completar seus estudos do 2º grau.

Foi funcionário do BEMGE de Aimorés, foi aprovado no Concurso Público da Prefeitura de Vitória, como também da Caixa Federal.

Em parceria com sua mãe, estenderam este comércio alimentício na cidade vizinha de Baixo Guandu, abrindo uma filial do Restaurante Lauryu´s, durante 07 anos, naquela cidade.

Após o falecimento de sua mãe, contando com sua vasta experiência no ramo, se dedicou ao fortalecimento do empreendimento, que ora forma um Restaurante, Bar e Cerimonial, compondo um conjunto de lazer, degustação e alimentação, fidelizando assim seus clientes, num projeto empresarial do ramo que muito abrilhanta nossa cidade, com esta empresa do gênero alimentício, cujos serviços se estendem à população da cidade vizinha de Baixo Guandu e aos visitantes que aqui chegam.

Hoje sua Empresa tem características próprias, tornando-se um indicativo excelente da culinária Aimoreense.

Desse negócio surgiu o Cerimonial Lauryu´s que já passa dos seus 15 anos de funcionamento, servindo com elegância e propriedade seus clientes.

Através de sua persistência comercial de excelência nas relações públicas, o conceito e a imagem de seu empreendimento vêm ocupando um lugar de excelência no eixo do comércio alimentício de Aimorés, completando 40 anos de existência.

Ronaldo Da Silva
 
Ronaldo da Silva, nascido em 01/01/1960, no povoado de São João do Capim, distrito de Penha do Capim, filho de Alaerte da Silva e Alvina da Costa Silva.

Casou-se pela primeira vez com a Sra. Valéria da Rocha, tendo com esta 03 filhos: Thiago, Rafael e Camila.

Posteriormente a sua viuvez casou-se com a Sra. Adrielly Veloso Silveira com quem teve mais 02 filhos: Juliany e Gabriel Kirk.

Cursou o primário na Escola Estadual de São João do Capim, concluindo o segundo grau no Ginásio Frei Afonso Maria Jordá e o Curso Técnico em Contabilidade na Escola Pan Americana, em Aimorés.

Ingressou em concurso público no Instituto Nacional de Previdência Social, onde foi admitido em 28/10/1984 e aposentou em 28/02/2020, onde trabalhou mais de 36 anos exercendo a atividade de Agente Administrativo, Chefe da Receita Previdenciária e Gerente da Agência da Previdência Social em Aimorés-MG.

Consagrado ao Ministério Pastoral da Igreja Assembleia de Deus em Aimorés desde junho de 1994 e como Pastor Presidente da Entidade Religiosa desde janeiro de 2000 até a presente data, com responsabilidade administrativa de 16 congregações no Município de Aimorés, 01 no Município de Santa Rita do Ituêto, 01 no Município de Itueta e 01 Campo Missionário na Argentina, na cidade de San Tiago Delestero.

Sebastião Francisco de Barros
 
Sebastião Francisco de Barros, conhecido como Sebastião Marciano, nasceu no dia 14 de outubro de 1941, no Córrego São Miguel, distrito de Ibicaba, município de Afonso Cláudio-ES.
Filho de José Francisco de Barros e Isaura Maria Antônia de Jesus.

Casou no dia 15 de fevereiro de 1969 com Jandira Custódio da Silva de Barros, no distrito de Alto Capim, morou em Afonso Cláudio, e em 1985 fixou moradia no Córrego São Gerônimo, distrito de Alto Capim, município de Aimorés, onde ainda reside.

Hoje, pai de 05 filhos, avô de 05 netos e bisavô de 01 bisneto.

Grande cultivador de eucalipto em parceria com a Aracruz Celulose, lavouras de café e os outros cereais, agregando vários trabalhadores, garantindo emprego e renda para várias famílias. Entre os afazeres do dia a dia, sempre reservou um tempo como católico para dedicar à igreja, já atuou como Coordenador.

Tião Marciano como é conhecido por todos, aos seus 80 anos ainda continua ativo nos seus afazeres como homem do campo, trabalhando e cuidando de sua propriedade. Homem honesto, muito trabalhador, dedicado a família e aos mais necessitados, humilde, alegre, porém, de poucas palavras.

Sebastião Lopes
 
Sebastião Lopes nasceu em 09/02/72 no Córrego do Aventureiro em Conceição do Capim. Filho de José Bernardo Lopes e Maria Lopes de Jesus. Sebastião é o mais novo dos 09 irmãos.

Aos 09 anos se mudou para o bairro Rua Nova em Aimorés,  onde vendeu cabides e pães pelas ruas do bairro. Com 11 anos mudou-se para a Barra do Manhuaçu onde mora até hoje.

Trabalhou por 6 anos em uma mercearia no Bairro igrejinha, e, em 1993 foi para Vitória-ES trabalhar como garçom.

No ano 2000, retornou para Aimorés, e seguindo os passos de seu pai que era comerciante, também abriu seu próprio comércio. O “Bar do Tião”, como é mais conhecido.

Sebastião é casado há 19 anos com Emília Soares Pinho Lopes e pai de dois filhos: Bernardo José Soares Lopes de 13 anos, e Brendon Soares Lopes de 09 anos.




Link
Notícias Relacionadas »