18/06/2021

Capela de Cristo Rei

Pedra do Souza, Baixo Guandu-ES.

A Pedra do Souza é um maciço rochoso de formação granítica que está inserida numa unidade geológica , que segundo o IBGE, é conhecida por Suíte Intrusiva de Aimorés. Possui uma altitude de 465 metros, situa-se nas margens do Rio Doce, na fronteira do Espírito Santo com Minas Gerais, entre os Municípios de Baixo Guandu ES e Aimorés MG.

Esse monumento natural imponente desperta a atenção daquelas pessoas que viajam tanto pela BR 259, quanto pela Estrada de Ferro Vitória à Minas. Porem, beleza muito maior encontra-se nos mais de 800 metros de trilhas que passando por trechos de matas na encosta do rochedo, conhecidas por florestas ombrófilas.

Estas se desenvolvem em harmonia com a vegetação rupestre formada por cactos, bromélias, orquídeas, canela-de-ema, além de arbustos, musgos e liquens. Pode-se contemplar também a riqueza faunística da região com espécies de répteis, primatas, aves, roedores, felinos, insetos e outros. Local ideal para passeios ecológicos, prática de esportes e educação ambiental, apreciando a biodiversidade local.

Compensação maior ainda, a pessoa tem quando chega ao cume da rocha, onde esta construída a Capela de Cristo Rei. Pode-se contemplar as lindas paisagens formadas pelos lagos das Usinas Hidrelétricas de Mascarenhas e de Aimorés e toda visão Panorâmica de toda região. Vale a pena fazer uma visita. É uma prova de religiosidade, uma higiene mental e um grande aprendizado sobre a natureza.
Link
Relacionadas »