09/08/2021 às 12h00min - Atualizada em 09/08/2021 às 12h00min

Iraniano sai de maca, mas leva o ouro após desclassificação de adversário no karatê; entenda

Saudita Tareg Hamedi liderava luta em busca de ouro inédito, mas se excedeu na força em golpe

O iraniano Sajad Ganjzadeh ficou desacordado e precisou deixar o tatame de maca após levar um chute duro na parte superior do corpo, perto da cabeça, na final da categoria kumite +75kg. Apesar disso, levou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Tóquio 2020.

Os árbitros avaliaram o golpe e julgaram que o saudita usou força excessiva. Sendo assim, Tareg Hamedi foi desclassificado.

Ele liderava o confronto por 4 a 1, mas acabou levando a segunda prata da Arábia Saudita, perdendo a chance do inédito ouro para o país. Após a decisão dos juízes, Sajad retornou para se sagrar campeão.

Os bronzes ficaram com o japonês Ryutaro Araga e com o turco Ugur Aktas. Ganjzadeh ainda voltou para receber o ouro no pódio posteriormente, cumprimentou Hamedi e ergueu seu braço, em reconhecimento de seus méritos.

No kumite +61kg feminino, a egípcia Feryal Abdelaziz surpreendeu a atual campeã mundial, Iryna Zaretska, do Azerbaijão, e levou o ouro com uma vitória por 2 a 0. O bronze ficou com Sofya Berultseva, do Cazaquistão, e Gong Li, da China.
Link
Notícias Relacionadas »