09/08/2021 às 10h35min - Atualizada em 09/08/2021 às 10h35min

Baixo Guandu agora conta com SAMU 192

Evento na última sexta (06) deu início às atividades operacionais do SAMU em Baixo Guandu

ASCOM PMBG
Na tarde desta sexta-feira, 6 de agosto, o prefeito municipal Lastênio Cardoso, o Vice-Prefeito Dr. Patrick e autoridades, participaram da solenidade de início das atividades operacionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU 192, que fica localizado na Base Descentralizada no Polo Industrial de Baixo Guandu.

A solenidade teve a presença do deputado estadual, Dary Pagung, do Capitão do Corpo de Bombeiros 3.º Cia Independente do município de Colatina, Douglas Morau Briel, do presidente da Câmara Municipal, Leandro Gomes da Cruz, do Secretário Municipal de Saúde, Vinicius Dettoni Gobbo, do Capitão da Defesa Civil Regional, João  Batista Scottá, do representante da 2.ª Cia do 8.º Batalhão de Polícia Militar, Tenente  Lessa, e dos secretários e vereadores municipais.

A base descentralizada de Baixo Guandu abriga a Defesa Civil Municipal, o posto avançado do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo e o SAMU — Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Durante a solenidade, o prefeito municipal Lastênio Cardoso destacou a importância do serviço no município.

“Com o início das operações do SAMU no município teremos uma rede completa de atendimento para qualquer necessidade, proporcionando assim mais segurança para a nossa população. Em breve teremos uma Base nova no Centro da cidade que será construída próxima ao SESP para abrigar as nossas equipes”, enfatizou o prefeito.

A Base Decentralizada conta com garagem para os veículos, dormitório, banheiro, cozinha e almoxarifado, para o funcionamento adequado da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e SAMU.

“O SAMU, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, inaugurado hoje em Baixo Guandu, somará forças no atendimento a toda população do município. A partir de agora, além do serviço de ambulâncias da Secretaria Municipal de Saúde e Corpo de Bombeiros, teremos ainda essa grande ajuda para que vidas sejam salvas,” destacou o Coordenador da Defesa Civil Municipal, Sandro Brandião.

O QUE É O SAMU 192

O SAMU 192 é um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número "192" e acionado por uma Central de Regulação das Urgências.

QUANDO ACIONAR O SAMU 192

Saber como e quando acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência contribui para que ele possa cumprir sua função principal, que é prestar socorro à população em casos de risco à vida. Ao acionar o serviço, é preciso que a pessoa esteja ao lado do paciente para que seja garantido um atendimento ágil e adequado à situação. Em alguns casos, o acompanhante mesmo pode iniciar o atendimento com orientação do médico regulador até que o socorro chegue ao local.

O SAMU 192 realiza atendimento pré-hospitalar com prioridade para casos de risco à vida, por isso as pessoas não devem passar trotes nem ocupar as linhas telefônicas para solicitar atendimentos que não tenham esse foco.

ACIONE O SERVIÇO EM CASOS DE:
Parada cardiorrespiratória;
Dor forte no peito (infarto);
Dificuldade de respirar/engasgo;
Suspeita de acidente vascular cerebral (derrame);
Intoxicação (envenenamento);
Queimadura grave;
Choque elétrico;
Acidente de trânsito com vítima;
Queda grave e fratura;
Afogamento;
Surto psiquiátrico;
Ferimento causado por arma de fogo ou arma branca;
Trabalho de parto com risco de morte para a mãe ou para o bebê.
Link
Notícias Relacionadas »