02/05/2022 às 11h31min - Atualizada em 02/05/2022 às 11h31min

Programa de Apoio em Saúde Bucal realizado em Linhares ganha destaque pelo atendimento

Atualmente, o Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS) conta com mais de 200 dentistas que integram equipes de saúde bucal.

ASCOM ES
Governo ES
Criado desde 2009, e com aproximadamente 500 pessoas atendidas por ano em Linhares e municípios vizinhos, o Programa de Apoio em Saúde Bucal oferece pelo SUS consultas, exames e tratamentos de câncer na cabeça e pescoço. Com a formação ofertada pelo ICEPI aos cirurgiões-dentistas, o programa traz o fortalecimento da rede de atenção de média e alta complexidade em saúde bucal. Os atendimentos são realizados na Unidade Sanitária de Linhares (USL) por uma equipe multidisciplinar e chama a atenção para a importância da saúde bucal.

Diante do trabalho que a equipe de Atenção Primária em Saúde (APS) vem realizando em Linhares, o programa ganhou destaque em um artigo publicado na internet e em uma revista científica, chamado “Saúde Coletiva: Uma construção teórico-prática permanente''.

De acordo com o docente assistencial do provimento Qualifica-APS, Itamar Teixeira, a publicação do artigo pode inspirar outros profissionais do país a fazerem este trabalho, ampliando as ações de prevenção do câncer de boca. “Queremos mostrar que o projeto é simples e eficaz, e que pode fazer parte da rotina da APS nos municípios”, afirma Itamar. 

Atualmente, o Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS) conta com mais de 200 dentistas que integram equipes de saúde bucal. 
 

Link
Notícias Relacionadas »