25/04/2022 às 10h51min - Atualizada em 25/04/2022 às 10h51min

Time de Resposta Rápida contribui para melhora de pacientes no Hospital Silvio Avidos

De acordo com o médico e supervisor de Medicina Hospitalar do HMSA, Cleber Maia Filho, a iniciativa está impactando diretamente no atendimento de urgência e emergência dentro da unidade.

Superintendência da Regional Central de Saúde
Assesoria de Comunicação da SESA
A excelência na assistência aos pacientes do Hospital Estadual Maternidade Silvio Avidos (HMSA), em Colatina, tem sido resultado também da implementação de um novo projeto desenvolvido pela Secretaria da Saúde, por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi). É com o Time de Resposta Rápida (TRR) que a unidade hospitalar tem garantido melhorias no atendimento.

Só em março deste ano, 83% dos pacientes apresentaram melhora após a ação do TRR. O projeto, que foi implantado em dezembro de 2021, é uma das vertentes do modelo de atenção hospitalar trazido pela Medicina Hospitalar (MH), que pertence ao Programa de Gestão do Acesso e da Qualidade da Assistência nas Redes de Atenção à Saúde (PGAQ), desenvolvido pelo ICEPi.

De acordo com o médico e supervisor de Medicina Hospitalar do HMSA, Cleber Maia Filho, a iniciativa está impactando diretamente no atendimento de urgência e emergência dentro da unidade. Outro ponto importante tem sido também a melhora na comunicação das equipes multidisciplinares.

"O Time de Resposta Rápida salva vidas, pois consegue identificar a piora do paciente precocemente, evitando complicações dentro da enfermaria. Com isso, estamos diminuindo a mortalidade no ambiente hospitalar. Todo o hospital está envolvido, sabendo que existe este protocolo. É necessário cada vez mais fortalecer essas ações para que possamos qualificar a assistência e salvar vidas", afirma o supervisor. 

Com objetivo detectar precocemente possíveis lesões e evitar complicações graves, o TRR é composto por uma equipe com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem. Atualmente o projeto está presente em quatro unidades hospitalares estaduais.

Para a coordenadora do PGAQ, Simone Tosi, mediante o acionamento precoce, o atendimento ao paciente é muito melhor. "A equipe pode agir mais rápido e evitar óbitos, e os pacientes são mais bem assistidos."

 

Como funciona

O grupo de profissionais assiste o paciente em um ambiente multidisciplinar contínuo e prontamente disponível para o atendimento. Um protocolo contendo o fluxo de acionamento e as funções de cada membro da equipe foi construído no Hospital Estadual Maternidade Silvio Avidos (HMSA) e o acionamento é feito pelo enfermeiro da unidade, após a sinalização do técnico de enfermagem.

A comunicação entre os profissionais de saúde é realizada por meio de um rádio comunicador de forma simultânea e, dependendo do nível do código, sendo azul para parada cardiorrespiratória ou amarelo para urgência e emergência, por exemplo, a equipe tem de três a cinco minutos para chegar ao leito do paciente.

Link
Notícias Relacionadas »