30/03/2022 às 13h10min - Atualizada em 30/03/2022 às 13h10min

Governador participa de abertura do Congresso Infovarejo em Belo Horizonte

Evento reúne lideranças do Estado para debater os principais desafios do setor de comércio em Minas Gerais

Imprensa MG
Cristiano Machado/ Imprensa MG
O governador Romeu Zema participou, nesta quarta-feira (30/3), da quarta edição do Congresso InfoVarejo, realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), no Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte. O chefe do Executivo estadual discursou na abertura do evento, que é referência em Minas Gerais para representantes do comércio presencial e digital.

Zema destacou a importância do congresso para a economia do estado. "O Infovarejo vem para mostrar novas ideias e caminhos. Hoje, a tecnologia é fundamental para o varejo. Fica os meus parabéns à CDL pela idealização do evento que, com certeza, vai deixar o comércio mais bem orientado", disse.

O governador ainda falou sobre o crescimento do modelo de comércio digital que tem ganhado, cada vez mais, a preferência do público, mas que não anula a existência das lojas físicas.

“Qualquer pessoa no mundo já entrou em uma loja. Talvez não tenha nada tão democrático quanto entrar em um estabelecimento comercial. E essa atividade tem sofrido grande impacto devido às mudanças tecnológicas. Hoje uma parcela expressiva do que consumimos é via e-commerce, mas o comércio físico sempre vai ter o seu lugar. O ser humano é social, gosta de passear e ver os produtos. Isso faz parte da nossa maneira de ser e viver”, pontuou.

Romeu Zema ainda traçou um panorama sobre os desafios do setor para o futuro. “Por mais que o e-commerce venha crescendo, o comércio físico vai continuar existindo. Mas hoje ele passa por um momento difícil. O Brasil empobreceu nos últimos anos com a recessão. O brasileiro é mais pobre hoje do que há seis anos. Isso não é culpa de um governo só, é culpa de uma estrutura que criamos, de um estado ineficiente e uma estrutura governamental que dificulta o empreendedorismo e criação de empregos. É nessa questão que estamos trabalhando e avançando em Minas Gerais”, afirmou.

Pós-pandemia

O Congresso busca discutir uma nova perspectiva para o varejo em um momento de pós-pandemia, levantando oportunidades e desafios do segmento varejista, além de propor soluções e proporcionar networking para todos os participantes.

O presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, agradeceu a presença do governador, ressaltou os desafios do setor tão impactado pela pandemia e também elogiou as ações do Governo de Minas.

"Quero agradecer pelas ações durante a pandemia e ao diálogo que foi aberto em todo o estado. Minas Gerais tem os melhores índices do Brasil na atração de investimentos. As cidades estão tirando a burocracia por meio do programa Minas Livre para Crescer. O Governo também incentiva muito a inovação e tecnologia. Além disso, há uma movimentação financeira com o pagamento em dia do funcionalismo público, que coloca dinheiro no mercado e movimenta o setor de comércio e serviço. Estamos fazendo a nossa parte para ajudar a fortalecer as empresas e atrair as empresas que quiserem vir pra Minas", disse Marcelo.

Link
Notícias Relacionadas »