13/07/2021 às 09h15min - Atualizada em 13/07/2021 às 09h15min

Câmara Municipal de Baixo Guandu realiza última sessão antes do recesso

Pedidos de providência, agradecimento ao Prefeito e ao Deputado Dary Pagung, privatização do SAAE e problemas de saúde com o presidente da câmara.

Rio Doce em Pauta - Redação
Presidente passa mal

O presidente, Leandro da Kimacol, passou mal durante a sessão e foi levado para receber atendimento. No áudio da transmissão da câmara é possível escutar o vereador dizendo ao fundo, " pontada" provavelmente se referindo ao coração.



Ao final da sessão o Diretor Geral, Salatiel Dias Bebiano, comunicou que a presão do presidente subiu e foi a 16/12 e que está sendo medicado e sendo acompanhado por medicos no hospital e outros dois vereadores no hospital.

Nas redes sociais o Presidente da câmara disse à população que está bem e descasando.

A Sessão da Câmara dos Vereadores

A última sessão da camara Municipal de Baixo Guandu antes do recesso foi realizada ontem (12) e teve na pauta pedidos de providência dos vereadores, agradecimentos ao prefeito municipal Lastênio Cardoso e ao deputado Dary Pagung, Debate sobre a privatização do SAAE de Baixo Guandu e a saída antecipada do presidente da câmara, Leandro da Kimacol, Devido a um mal estar.

Dando início à reunião foi apresentada a ordem do dia para debate e votação pelo legislativo municipal tendo na ordem do dia temas como:
  • Definir a aprovação de projeto para incentivo à regularização fiscal com o municipio (REFIS);
  • Projeto de crédito suplementar para o SAMU e o consórcio COINTER; 
  • Pedido de providência n°298/2021  de autoria do vereador Aprigio Rodrigues que pede o patrolamento do km 22, saída barra Santa Rosa e Ibituba;
  • Pedido de providência n°299/2021 de autoria do vereador Aprigio Rodrigues que pede conserto dos aparelhos da praça do bairro Sapuacaia, ao lado do Batalhão de Polícia;
  • Pedido de providência n°300/2021 calçamento rua Heraldo Nunes Ferreira, em frente à igreja da luz no bairro São Pedro;
  • Pedido de indicação n° 24/2021 - Vereadora Sueli Teodoro indica ao prefeito Lastênio Cardoso buscar junto ao DETRAN realizar campanha de conscientiação sobre a ciclovia e aprimorar a mobilidade urbana com segurança ao cilcista;
 
Dando início às discuções sobre a ordem do dia a vereadora Sueli Teodoro cumprimentou a mesa diretora, os presentes e aqueles que acompanham a sessão pelas redes sociais, rádio e demais meios de comunicação. Sobre a ordem do dia a vereadora Sueli Teodoro falou sobre o seu pedido de indicação que trata sobre a importância em Baixo guandu das ciclovias, destacando o quanto é saudavel o uso das mesmas pelos moradores, Porém, muitos não utilizam e fazem o trajeto em meio aos carros, gerando riscos. Foi feito pedido de indicação com finalidade de que o prefeito municipal, Lastênio Cardoso, realize em parceria com o DETRAN uma campanha de conscientiação sobre a utilização de ciclovias. O objetivo é aumentar autilizaçã das ciclovias e melhorar a segurança.

Em continuidade à sessão o Vereador Alderino pontuou sobre o pedido de providência  n°300/2021 e o seu atendimento, falando sobre a manutenção da via e frente à IEM, Próximo à policia civil. Destacou ainda a necessidade de contratação de mais funcionários para trabalhar no calçamento e manutenção das vias públicas além de firmar apoio ao pedido de indicação feito pela vereadora Sueli Teodoro, assim como frisou a solicitação para regularização da ciclovia na rua Fritz Von Lutzow, para limitar o uso da ciclovia para bicicletas.

Em votação todos os projetos de Lei, pedidos de providência e pedido de indicação foram aprovados. Com resalvas ao projeto do REFIS municipal por parte dos vereadores.

Após a votação os vereadores tiveram a palavra onde o vereador Edmar Preto fez sua fala na ocasião saudando os colegas e deu continuidade ao assunto da sessão anterior, sobre a privatização do SAAE de Baixo Guandu.

O vereador José Roberto em sua fala saudou aos presentes, em especial à dama da casa, Sueli Teodoro, e os que acompanham remotamente. Falou sobre a PW Brasil e o pedindo de informações sobre a doação de imóvel e a situação da empresa. "O Art. 1 da lei n° 2856, ele fala da desafetação da área, o que é desafetação? ficar livre e desempedida para doar, Alinear, ceder, vamos falar o português claro. Desafetaram uma área de 25.831,28m² onde eu presumia que você desafetava o total para doar o total, mas já no Art. 2° eles doam 24.331,28m² ao fazer a subtração faltaram 1,500m² de terra, e eu faço a pergunta. com quem está com essa terra? se tiver alguém querendo usucapião? que se alguém me falar que a prefeitura tá usando essa área, para que a prefeitura vai desafetar um bem que é dela, seria estrnaho" Disse o Vereador.

O vereador pontuou ainda que depois da Lei n° 2856 tiveram duas reuniões, e cita um processo de numero 012843/2014 sobre a situação da empresa no município, e que irá atrás do processo completo. Onde na primeira reunião teria sido acordado o cronograma de geração de empregos da seguinte maneira:
  • 2014, 1° ano 110 emrpegos;
  • 2015 2° ano 134 empregos;
  • 2016 3° ano com a estabilização  gerando 161 empregos.

Segundo o vereador "Ouvi dizer que o representante da PW Brasil alega a falta de mão de obra qualificada no municipio e a falta de interesse da população em trabalhar após a SAMARCO". Afirmou aida o vereador que irá até a PW Brasil para fiscalizar a empresa conforme suas atribuições legais e que seria capaz de levar costureiras oriundas do Rosáirio de forma a criar uma fila em frente à PW Brasil buscando emprego.

"(...) Atualmente tem proximadamente 50 empregos segundo a PW Brasil, Certamente irei fazer uma visita à PW, doar toda essa terra em uma empresa que não gera nada, a lei fala que o município pode reaver sem interpolação judicial, por que já está passando dos limites, a obrigação dos 13 vereadores é fiscalizar, vereador que não fiscaliza não merece o voto e eu não vou dar nenhum passo atrás, irei convidar o ismael para fazermos uma visita cortês para confirmar o que foi apresentado por foto. (...)" destacou o vereador em parte do seu discurso.

O vereador  Clovis pascolar solicitou a palvra e arescentou à reunião, comprimentando a todos presentes, funcionários e ouvintes e aqueles que acompanham pelas redes socias fazendo um agradecimento:

"Quero aqui fazer uma gradecimento ao deputado estadual Dary Pagung por atender meu pedido para associação de produtores rurais de Alto Bananal,  de dois equipamentos, com grade roma, pode falar grade roma ou pode falar grade niveladora, e também uma colhedora de milho que vai estar ajudando muito nosso produtor rural, agradeço o deputado por nos atender, noso deputado também esse final de semana entregou uma secadeira de café e também uma piladeira, uma maquina de pilar café na associação de alto bananal, e também em ibituba ele também entregou um caminhão para a associação de Ibituba, isso é um parceria que o deputado Dary Pagung tem como nosso produtor rural, não é de hoje que vem ajudando os moradores, nosso amigo Aprigio esteve lá, Juscelino também esteve lá em Ibituba e isso é muito importante o podutor rural ter esse apoio. O prefeito também esteve presente na entrega das máquinas em Ibituba e Alto Bananal. Agradeço ao prefeito por estar fazendo a manutenção do calçamento do Bairro Baim, calçamento estava destruido, só quem mora lá sabe, tava intransitável, e hoje está sendo feita a manutenção deste calçamento do residencial baim. Em relação à pademiia o vereador ainda frisou a importância de matner a medidas de cuidado e aumentar a prevenção contra a COVID-19.

Finalizando a vereadora Sueli Teodoro destacou e fez um comunicado "Nesta terça-feira 13 de julho 10 horas será realizado a segunda fase da CNH social 2021, fiquem atentos quem tiver necessidade para fazer inscrição. Um alerta! estou entregando ofício ao hospital de Baixo Guandu, pedindo a informação e eu peço a vocês vereadores tamém, não sei se é do conhecimento de alguém, chegou ao meu conhecimento que vai ser, que pode ter a possibilidade de ser transferido a nossa pediatria do hospital, então a gente pede, estou pedindo informação ao diretor e também ao Secretário de Estado de Saúde, Nós precisamos de nosso deputados ao lado de nossa cidade, são inumeras crianças que entram naquele hospital e não pode ser encerrado a pediatria . E posteriormente vou informar vocês a resposta do diretor, manterei informao cada cidadão guanduende"

Juscelino Henck pediu a palavra e agradeceu à aprovação do projeto n° 016/2021 para manutneção do consórcio cointer que vai dar mais atividade aos emprendedores rurais e microempresários que vendem no municipio apenas com o SIM, que é o selo de inspeção municipal.

Quero parabenizar o nosso secretário de obras, o fabricio, mais uma vez. A emrpesa que vai fazer a sondagem da ponte ao qual eu fiz um pedido ao nosso deputado Dary Pagung e ao governo do estado a sondagem já começa segunda-feira, ponte do Laje e a ponte do Laranjal, essa será a empresa que irá analisar o solo para os pilares da ponte do Laje e da barra do Laranjal. Quero agradecer também ao prefeito junto a secretário de infraestrutura rural e o chefe de departamento por estar pela 5° vez esse ano em menos de 6 messes patrolando a estrada que dá acesso a Ibituba e ao Distrito de Vila nova de Bananal, dando com isso dignidade e valor ao pequeno produtor que tanto precisa e merece. Quero aqui também parabenizar e a o mesmo tempo agradecer a Igreja Presbiteriana de Beréia, Alto Mutum Por ter completado 84 anos. Agradecer pelo convite de estarmos participando no domingo ontem, um culto festivo em comemoração da igreja, onde fui muito bem recebeido, com certeza uma manhã ilumindada"

E por final completou o vereador, "Um agradecimento especial ao nosso deputado Dary pagung, agradecer também o noso prefeito Lastênio cardoso, por estar em parceria com a gente podendo comtemplar e dar dignidade e com isso concretizarmos a responsabilidade e respeito ao pequeno produtor rural, fiz uns messes atrás o projeto de viailidade para poder viabilizar a associação de Alto Bananal com dois equipamentos de suma importancia pela diversificação daquela comunidade que é a cafeicultura, e na última sexta estivemos lá e ver aquela solenidade de entrega daquele secador de café e daquela maquina de café, que o investimento foi de mais de 130mil reais que dará condiçõe primodiais para agregar valor na matéria prima daquela comunidade, agradeço o deputado Dary Pagung e o prefeito Lastênio Cardoso por viabilizar o projeto que fiz e esse beneficamento podemos ver o quanto já está sendo satisfatório e agregando renda aqueles produtores rurais. Estivemos em Ibituba juntamente com o vereador Aprigio, vendo uma associação que já estava acabada e a 5 anos não recebia beneficio nenhum, e tive a honra de ser o autor dos projetos para um trator agricola, 0km, um caminhão 0km, uma ensiladeira e uma caroça para dar manutenção naquela comunidade, ou seja foram praticamente meio milhão de reais entregues em um sábado à tarde. Com nosso deputado, prefeito Lastênio Cardoso, Vereador Aprigio e eu também estava lá. Muito feliz em mais uma vez poder ajudar com nosso deputado"



Acrescentou ainda à sessão o veredor Alderino "Quero dizer ao nosso amigo Edmar preto que  você pode contar com meu apoio no que se refere à empresa SAAE" ressaltou que a casa legislativa estará em recesso nas próximas duas semanas conforme a Constiuição Federale a lei orgânica e que retornara nos dia 02 de agosto, tendo o administrativo da câmara municipal funcionando normamalmente neste período. 
 
Link
Notícias Relacionadas »