06/12/2021 às 10h48min - Atualizada em 06/12/2021 às 10h48min

Previsão de fortes chuvas em Baixo Guandu, Aimorés e região.

Sistema de baixa pressão vai se formar na costa do Sudeste do Brasil e deve trazer chuva excessiva com inundações e risco de deslizamentos

Rio Doce em Pauta
METSUL
METSUL
Na terça (7), com a baixa aprofundando-se na costa do Rio, pode chover localmente forte no litoral paulista e com volumes muito altos entre o Norte fluminense, o Centro, o Norte e o Leste de Minas Gerais, e principalmente no Espírito Santo. Na quarta (8) a chuva seguiria forte a intensa no Norte de Minas Gerais e no Espírito Santo com volumes altos nos limites da Bahia com os dois estados. Na quinta (9), as mesmas regiões seguiriam com chuva forte a intensa em diferentes pontos e acumulados diários isolados acima de 100 mm. Na sexta (10), o quadro pouco se altera no posicionamento das áreas de chuva mais volumosa.

Ciclone vai se formar na costa brasileira e tende a percorrer uma trajetória atípica no Atlântico Sul. O sistema deverá ser responsável ainda por chuva excessiva com uma condição perigosa para inundações em alguns estados. Será o principal fenômeno meteorológico a influenciar o tempo no Brasil nesta semana.

Um centro de baixa pressão começa a se aprofundar na costa do Rio de Janeiro na terça-feira (7) e na sequência deve mover-se para Sul pelo Oceano Atlântico. Modelos numéricos divergem sobre a trajetória, entretanto os mais confiáveis projetam que à medida que o sistema avança para o Sul em mar aberto tende a gradualmente a mover-se para Oeste, em direção à costa do Sul do Brasil.

Esse movimento seria forçado pela presença de um centro de alta pressão sobre o Atlântico no litoral da Argentina e que forçaria a área de baixa pressão a rumar para Oeste. Há situações incomuns porque ciclones não costumam se formar na costa do Sudeste.

A maioria dos ciclones costuma se originar no litoral da Argentina e junto ao Uruguai, logo em latitudes muito mais meridionais. Às vezes, os ciclones se formam no litoral do Rio Grande do Sul e depois rumam para Leste ou Sul. Outro aspecto incomum é a tendência apresentada pelos modelos de o sistema começar uma trajetória para Oeste, aproximando-se da costa do Sul do Brasil no final da semana. Nenhum modelo indica um ciclone intenso.

A baixa pressão em seu momento inicial teria ao redor de 1010 hPa na costa do Rio de Janeiro e ao se aproximar do Sul do Brasil no final desta semana teria em torno de 1003 hPa. Ontem, alguns modelos indicavam baixa mais profunda com 997 hPa na costa do Rio Grande do Sul com o centro do sistema mais próximo do litoral. Tais mudanças são comuns em projeções de modelos de trajetória e intensidade de sistemas de baixa pressão, devendo-se esperar mudanças adicionais nas simulações computadorizadas.
 

 
Link
Notícias Relacionadas »