12/06/2021 às 10h26min - Atualizada em 12/06/2021 às 10h26min

Prefeitura de Baixo Guandu realiza ações de conscientização na semana do Meio Ambiente

Prefeitura realizou ações durante a semana para a conscientização sobre a preservação do Meio Ambiente.

ASCOM PMBG - Fhilipe Gonçalves

O dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho e foi criado pela ONU ( Organização das Naçções Unidas) durante a conferência sobre meio ambiente humano em 197. A data tem como objetivo pautar nas discuções da sociedade a importância da preservação do Meio Ambiente e direcionar as agendas governamentais rumo à preservação Ambiental.
A secretária de Desenvolvimento Rual e Meio Ambiente (SDRMA) em parceria com o SAAE de Baixo Guandu realizaram uma série de eventos visando a conscientização da População. O evento contou ainda com a parceria da Polícia Militar do Espírito Santo  e patrocinadores como ArqCivil, S.O.S Climatização e Elétrica, Capixaba Couros, Instituto Terra, UMS Ambiental.

A semana do Meio Ambiente começou em Baixo Guandu com a realização de uma blitz educativa onde foram distribuídas mudas fornecidas pelo Instituto Terra para serem plantas na cidade de Baixo Guandu. O Evento contou com a participação da Polícia Militar do Espírito Santo, e funcionários da prefeitura de Baixo Guandu dentre os quais o própio prefeito, que auxiliou na distribuição de mudas à população.

"Todos aqueles que me conhecem sabem como valorizo a questão ambiental, e como sempre digo da importância de plantar árvores em nossa cidade, preservar as nascentes e os rios do nosso município" Disse à reportagem o Prefeito Lastênio Cardoso.


Nos distritos o secretário Cleres de Martins Schwambach participou da recuperação de uma nascente que faz parte da Bacia do rio Guandu com o plantio de árvores no entorno e a delimitação da área de preservação.

A preservação das nascentes é de extrema importância para a conservação da Bácia hidrografica e acontece atráves de várias atividades dentre elas:
  • Plantio de árvores no entorno: Garante a proteção da nascente, evita o escoamento em alta velocidade das águas;
  • Plantio de árvores em consórcio: é importante plantar espécies de diferentes espécies e taxas de crescimento para formação de um ecossistema equilibrado e sustentável;
  • Isolar a área de animais: O cercamento do entorno da nascente garante que animais não realizem o pisoteio, que gera o endurecimento do solo e dificulta a infiltração natural da água;
  • Evitar queimadas: As queimadas danificam seriamente florestas e outros tipos de vegetação, o que deixa o solo descoberto e nocivo à vida presente no local. Sem cobertura vegetal, a terra pode endurecer pela ação das chuvas. A infiltração da água, neste caso, tem velocidade reduzida e pode provocar enxurradas.

Durante a semana foi realizada uma limpeza da margem do Rio Guandu, que dá nome à cidade, com a  presença de autoridades. O trabalho é feito de forma constante durante todo o ano, porém é importante conscientizar a população sobre a importância de preservar as margens do rio, não depositando lixo, prática que infelizmente ainda acontece. Além da limpeza foi realizado o plantio de árvores na margem do Rio Guandu.

A limpeza contou com funcionários da Límpida, que é responsável pela limpeza em Baixo guandu, funcionários da Secretaria de desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, o Presidente do SAAE Militino Nunes Souza Silva e o Superintendente municipal Sebastião Demuner.

"Vimos após a tragédia da SAMARCO a importância dos nossos rios para o desenvolvimento social e econômico. Em Baixo Guandu temos dois rios de garnde porte, o Rio Doce e o Rio Guandu, e é de vital importância garantir a preservação dos rios em Baixo Guandu" Comentou á redação o superintendente municipal Sebastião Demuner. 

 



 
Link
Notícias Relacionadas »