15/11/2021 às 16h37min - Atualizada em 15/11/2021 às 16h37min

Ação preventiva testa novamente sirenes da Usina Hidrelétrica de Aimorés

Testes acontecem entre os dias 17 e 26 de novembro. Moradores não precisarão se deslocar

Rio Doce em Pauta - Redação
Os moradores das cidades de Aimorés, em Minas Gerais, e de Baixo Guandu, no Espírito Santo, devem ouvir, entre os dias 17 e 26 de novembro, novos testes das sirenes instaladas nessas regiões. Trata-se da continuidade da ação preventiva relacionada ao Plano de Ação de Emergência (PAE) da Usina de Aimorés, pertencente à Aliança Energia, localizada na Bacia do Rio Doce. 

Dessa vez, os testes no sistema de alerta acontecerão com acionamentos individuais, em cada sirene e, no último dia, 26 de novembro, as sirenes serão acionadas conjuntamente, no período da tarde. 

De acordo com coordenador da Usina Hidrelétrica de Aimorés, Adilison Melo, não há necessidade de mobilização e deslocamento da população para pontos de encontro ao ouvir a sirene. “Os testes fazem parte da ação preventiva do Plano de Ação de Emergência (PAE) e ocorrerão nesse formato para que cada sirene seja avaliada individualmente e tenha seu alcance mensurado”, destaca. 

Representantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e da equipe da Aliança Energia compõem o grupo de trabalho que tem uma rotina de acompanhamento e estarão monitorando mais essa ação preventiva. 

A Usina Hidrelétrica de Aimorés está classificada como de baixo risco e suas estruturas atendem plenamente aos fatores de segurança, conforme Relatório da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).  

Plano de Ação de Emergência (PAE)

O Plano atende à Política Nacional de Segurança de Barragem e à Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. Consiste em um documento com as diretrizes de como a Aliança Energia deve agir em uma situação de emergência com a barragem da Usina de Aimorés, bem como devem acontecer as interações com os órgãos de proteção e Defesa Civil. Os municípios localizados abaixo das barragens já possuem um sistema de alerta e de prevenção para que a população seja avisada de forma eficaz no caso de alguma intercorrência.
 

Usina de Aimorés

A Usina Hidrelétrica de Aimorés, que pertence à Aliança Energia, está localizada na Bacia do Rio Doce e abrange quatro municípios: Baixo Guandu (ES), Aimorés, Itueta e Resplendor (MG). Inaugurada em 5 de maio de 2006, a UHE tem potencial de geração de 330 MW, o suficiente para abastecer uma cidade com 1 milhão de pessoas.

Quer receber notícias de Baixo Guandu, Aimorés, Resplendor e região direto no celular? Participe do nosso Grupo no WhatsApp:  Clique aqui e saiba mais!

Link
Notícias Relacionadas »