04/11/2021 às 20h18min - Atualizada em 04/11/2021 às 20h18min

Vídeo: Fortes chuvas e alagamentos registrados em Aimorés

Conforme comunicado da Defesa Civil Estadual choveu forte hoje(04).

Rio Doce em Pauta - Redação

Conforme comunicado da Defesa Civil estadual choveu forte hoje(04) em Aimorés no começo da noite, confira vídeos de alguns moradores:

 


Orientações da Defesa Civil de Minas Gerais:

Durante o período chuvoso, a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (Cedec) orienta a população a adotar ações preventivas e a evitar situações de risco. Segundo a Cedec, os principais causadores de ocorrências com vítimas relacionadas à chuva são, nesta ordem, as inundações, os deslizamentos e as descargas elétricas. Também podem ocorrer alagamentos, enxurradas, vendavais e granizos.

"Com o período chuvoso, se faz necessária maior atenção de toda a população para os perigos causados pela chuva. Por isso, a Defesa Civil de Minas Gerais orienta para que sejam seguidos os alertas divulgados constantemente. Dessa forma, conseguimos evitar que pessoas sejam afetadas, minimizando possíveis danos e tragédias. A ação isolada de cada um pode fazer a diferença", enfatiza o tenente-coronel PM e coordenador adjunto de Defesa Civil, Flávio Godinho Pereira.

Em casos de inundações, é preciso sair rapidamente da localidade atingida e, se possível, dirigir-se a um ponto mais alto, com maior possibilidade de escoamento da água. Outra recomendação importante é não deixar crianças brincando na enxurrada ou nas águas dos córregos, pois elas podem ser levadas pela correnteza ou se contaminar com doenças.

Em locais com risco de deslizamento de encostas, os moradores devem estar atentos a trincas e rachaduras no chão das casas e também nas encostas. Já em caso de descargas elétricas, estando na rua, a recomendação é nunca se abrigar debaixo de árvores. Se estiver em casa, é necessário desligar os aparelhos eletrônicos das tomadas, afastar-se de janelas e não manusear nenhum aparelho ligado à rede elétrica, em hipótese alguma.

Link
Notícias Relacionadas »