29/10/2021 às 11h44min - Atualizada em 30/10/2021 às 00h00min

Quais as profissões tendências para 2022?

Os serviços voltados para tecnologia ganharam uma importância ímpar

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI

O ano de 2022 chega com várias perspectivas para diversas profissões. De fato, as profissões tendência para 2022 são aquelas relacionadas ao campo da tecnologia e da saúde. 

Agora, com a vacinação em alta e a pandemia em queda, a demanda por exames rotineiros será maior em 2022. 

Outra informação importante é que para a maioria dos profissionais, é importante investir em um portfolio digital, para que consiga uma vaga em uma das áreas em ascensão no Brasil.

Vamos ver em maiores detalhes as profissões tendências para 2022. 

Quais são as profissões tendências para 2022?

  1. Com a pandemia, foi possível constatar a dependência de muitos serviços online, tanto para compra de produtos, como para contratação de serviços. 
     
  2. Dessa forma, os serviços voltados para tecnologia ganharam uma importância ímpar e abrangem muitas das profissões tendências para 2022. 
     
  3. Outra área muito solicitada durante a pandemia de 2021 foi a área da saúde. Agora, com a pandemia diminuindo, as pessoas voltarão aos seus cuidados rotineiros com sua saúde. 
     
  4. Por isso, profissionais ligados às áreas de exames de imagem, por exemplo, serão bastante solicitados, visto que há uma demanda reprimida devido à pandemia. 
     
  5. Só para se ter um dado, exames de imagem como mamografia e ultrassom, por exemplo, essenciais para diagnóstico, foram evitados por muitos pacientes, que não queriam se expor ao risco de contrair o coronavírus. 
1 – Desenvolvedor de softwares e aplicativos 

Atualmente, muitos serviços são executados através dos aplicativos nos celulares. Assim, as empresas precisam de profissionais para desenvolver e ajudar na manutenção desses apps. 

Muitos usuários enfrentam bugs em apps diariamente. Portanto, aquela empresa que deseja oferecer um bom serviço ao seu cliente necessita de uma qualificada equipe de profissionais programadores, que saibam lidar com o desenvolvimento e manutenção dos aplicativos. 

É importante citar que a área da tecnologia da informação é uma das áreas que mais necessita de profissionais atualmente. 

De acordo com a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (Brasscom), há um deficit anual de profissionais de tecnologia da informação no Brasil de 24 mil profissionais. 

Com isso, a formação desses profissionais é algo essencial para o mercado, cada vez mais tecnológico e informatizado. E nos últimos anos, com o desenvolvimento dos smartphones e dos apps, esses profissionais tornaram-se ainda mais essenciais. 

2 – Especialistas em marketing digital 

Ainda relacionado à área da tecnologia, o marketing digital permite que empresas divulguem seus produtos e serviços de maneira eficiente na internet. 

Afinal, para uma empresa atual ter sucesso, ela necessita ter sua marca bem divulgada tanto em redes sociais quanto no Google. 

Para isso, profissionais especialistas em marketing digital sabem como lidar com as mídias sociais, bem como fazer o site daquela empresa ficar bem ranqueado, sendo facilmente encontrado pelos mecanismos de procura. 

Se antigamente, o marketing focava apenas em propagandas em revistas, jornais e TV, atualmente, o marketing digital foca em Instagram, Facebook, Whattsapp e Google. 

E consegue o engajamento de milhares de seguidores, com campanhas adequadas e bem-feitas, resultando em aumento de lucros para as empresas. 

3 – Especialistas em Big Data 

Big Data são grande volume ou grandes dados que devem ser analisados ou tratados de maneira menor, para conseguir serem analisados. 

Parece difícil entender, mas basta perceber que atualmente há um número gigante de dados sendo gerados diariamente, de uma maneira nunca antes vista. 

E esses dados precisam de profissionais que os tratem, analisem ou armazenem de maneira adequada. 

Para se ter uma ideia, somente no Google, 3 bilhões de pesquisas são processadas diariamente. Dessas, cerca de 15% são inéditas. Ainda pelo Google, são 20 bilhões de sites analisados diariamente. 

Ou seja, são necessários profissionais capazes de saber o que deve ser analisado, como isso deve ser analisado e o que pode ser armazenado. Assim, cientistas de dados e engenheiros de dados são algumas ramificações importantes dessa área. 

4 – Técnicos responsáveis por exames de imagem 

Atualmente, a medicina está totalmente dependente de exames de imagem. Devido ao grande fluxo de pacientes e também pela chamada “medicina baseada em evidência”, o médico não fica muito tempo escutando o paciente sobre os sintomas. 

Portanto, a consulta tende a ser rápida e o médico logo indica um exame de imagem, para confirmar ou não confirmar sua suspeita diagnóstica. 

Dessa forma, exames como ressonância magnética, tomografia computadorizada, assim como exames mais simples como radiografias, por exemplo, tornaram-se bastante comuns. 

Mas, para esses exames, é necessário um técnico que saiba como executá-lo de maneira correta. 

Com o crescimento das clínicas de exames e a demanda reprimida em 2020-2021, os técnicos responsáveis por esses exames de imagem tem um mercado de trabalho crescente nesse segmento. 

5 – Enfermeiros/ médicos especialistas em medicina intensiva 

Nunca as Unidades de Terapia Intensiva estiveram tão lotadas. Mas a busca por profissionais tanto da enfermagem quanto da área médica, especialistas em medicina intensiva foi difícil. Afinal, faltavam profissionais que soubessem trabalhar em UTI. 

Mesmo com a pandemia diminuindo, os hospitais ainda permanecem com suas UTIs, que agora abrigarão os pacientes advindos de complexas cirurgias ou outras doenças. 

Essa demanda não foi preenchida com sucesso na pandemia e profissionais da área da saúde especialistas em medicina intensiva, além de contarem com um bom salário, podem ter opções de escolha de qual hospital desejam trabalhar, devido à necessidade desses profissionais. 

Assim, é possível ver como profissionais qualificado tanto da área da tecnologia quanto da área da saúde, encontram profissões tendências para 2022. 


 
Link
Notícias Relacionadas »