29/10/2021 às 13h50min - Atualizada em 29/10/2021 às 13h50min

TSE cassa mandato de deputadao por Fake News

Fernando Destito Francischini (PSL-PR) é acusado de propagar fake news

Rio Doce em Pauta - Redação
O deputado estadual do Paraná Fernado Francischini, do PSL, teve o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta quinta-feira (28). Conhecido como Delegado Francischini. O político, aliado do presidente Jair Bolsonaro durante as eleições de 2018, foi julgado por uma live no Facebook na qual espalhou informações inverídicas sobre o sistema eleitoral, sobre as urnas alegando que os equipamentos estavam “ou fraudados ou adulterados”.

Julgamento do TSE torna deputado inelegível

Além de cassar o mandato do Delegado Francischini o deputado estadual do Paraná inelegível por 8 anos, a partir de 2018. A decisão terminou com seis dos oito ministros votando a favor do entendimento do relator da ação na Corte, Luis Felipe Salomão.

Na argumentação o ministro Salomão destacou que a live feita por Francischini, que depois ficou armazenada como um vídeo, recebeu mais de 6 milhões de visualizações e “levou a erro milhões de eleitores”.

O ministro continuou:
“É notório que o recorrido se valeu das falas denúncias de fraude para se autopromover como uma espécie de paladino da justiça, de modo a representar os eleitores inadvertidamente ludibriados que encontraram no candidato uma voz para ecoar suas incertezas sobre fatos que jamais aconteceram.”

Francischini fez mais do que uma live no Facebook alegando a urna “não mostrava candidatos na hora de votar, ela apenas carregava e confirmava o voto”.

Link
Notícias Relacionadas »