Instituto Terra realizará atividades abertas à comunidade durante a Semana do Meio Ambiente 2025.
Entre os dias 2 e 8 de junho, o Instituto Terra realiza a Semana do Meio Ambiente 2025, com o tema “Ações Locais, Impacto Global”. A iniciativa convida a população a refletir sobre o papel de cada indivíduo na construção de um futuro mais equilibrado, por meio de uma programação diversa que une educação ambiental, cultura e práticas sustentáveis.
Avistamento de aves, espetáculo teatral e passeio ciclístico integram a programação gratuita e voltada para a comunidade da organização ambiental
Durante toda a semana, estudantes da rede municipal e estadual de ensino de Aimorés participam de atividades formativas dentro do Instituto. Já nos dias 5, 6 e 7 de junho, as ações se voltam especialmente à comunidade de Aimorés e região, com três atrações gratuitas e de classificação livre: uma atividade de observação de aves, a apresentação da peça teatral “De Olho no Clima” e um passeio ciclístico que percorre pontos históricos da cidade.
A primeira atividade aberta ao público acontece na quarta-feira, 5 de junho, às 19h, com a apresentação da peça “De Olho no Clima”, da Companhia Reticências Produções. Encenado no Cineteatro do Instituto Terra, o espetáculo aborda, de forma lúdica e educativa, temas como mudanças climáticas, uso consciente dos recursos naturais e responsabilidade socioambiental. A proposta é promover a reflexão por meio da arte, alcançando públicos de todas as idades. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia no link: https://forms.gle/tZ9ToVd9G8KCe72CA.
Na quinta e sexta-feira, dias 6 e 7 de junho, será realizada uma vivência de observação de aves na Reserva Particular do Patrimônio Natural Fazenda Bulcão, sede do Instituto Terra. A atividade, conduzida pela empresa Biocapi, acontece das 5h às 11h, e tem como objetivo sensibilizar os participantes para a riqueza da biodiversidade local, fortalecendo a conexão com a natureza por meio do contato direto com a fauna silvestre da Mata Atlântica. Para participar é necessário se inscrever por meio do link: https://forms.gle/TKUdvQxWXrL4pypf7
Encerrando a programação aberta ao público, no sábado, 8 de junho, ocorre o passeio ciclístico “Movimento, Cultura e Meio Ambiente”. A concentração será às 7h, no Beira Cais, onde será feita a entrega do kit de participação para os 250 primeiros inscritos, além de ações básicas de cuidado à saúde. O trajeto percorre pontos históricos da cidade, combinando mobilidade sustentável, valorização do patrimônio cultural e educação ambiental. Ao final do percurso, os participantes serão recebidos no Instituto Terra para um momento de integração com a natureza e atividades de lazer. As inscrições devem ser feitas pelo link: https://forms.gle/j9zh5bkNjoRdtsXT9.
“Pequenas atitudes diárias, como economizar água, plantar uma árvore ou ensinar uma criança a respeitar o meio ambiente, são sementes de grandes
transformações. Cada ação local tem o poder de repercutir positivamente no planeta. Por isso, a Semana do Meio Ambiente é tão importante para a gente”, afirma Jeieli Capettini, gerente de Educação e Pessoas do Instituto Terra.
A Semana do Meio Ambiente 2025 do Instituto Terra conta com o apoio da ACIASA, Aliança Energia, Biocapi, Care Plus, CDL, Lions, Polícia Militar de Aimorés, SEBRAE, Secretaria do Meio Ambiente de Aimorés, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Aimorés (SEDECELT) e AlfaUNIPAC.