19/10/2021 às 14h47min - Atualizada em 20/10/2021 às 00h00min

Veja 3 dicas importantes que podem trazer o sucesso do pequeno negócio

Especialista aponta caminhos para pequeno empresário se organizar e se destacar no mercado

SALA DA NOTÍCIA Aline Silva

De janeiro a abril de 2021, o Brasil recebeu mais de um milhão de novas micro e pequenas empresas, segundo o Sebrae. Porém, 29% dos novos negócios no país não conseguem sobreviver às adversidades do mercado. Entre os aspectos que contribuem para isso, estão a falta de experiência no ramo de atuação, a ausência de gestão e o baixo investimento em capacitação.

Outra dificuldade recorrente é o acesso a soluções financeiras. “Instituições tradicionais contam com poucos produtos para atender pequenas empresas, o que dificulta o acesso a recursos e soluções e, em muitos casos, a sobrevivência dos novos negócios”, avalia Anderson Locatelli, CEO da Sled, plataforma que simplifica transações financeiras no varejo físico.

O executivo traz três dicas para ajudar na organização e no sucesso dos pequenos negócios.

Estudar nunca é demais: quem está do lado de dentro do balcão, precisa estar cada vez mais antenado nas novidades do mercado. “O processo de aprendizado é contínuo. O profissional autônomo precisa investir em sua própria capacitação”, aponta o CEO.

Inovação tecnológica, use ao seu favor: a tecnologia é um conjunto de ferramentas que podem contribuir e facilitar processos. Locatelli reforça que o seu uso pode automatizar atividades, contribuir com a diminuição de custos e tornar a gestão mais eficiente.

Soluções digitais financeiras: bancos tradicionais nem sempre são uma boa opção para pequenos negócios, devido às altas taxas de serviços e juros. Essas instituições, muitas vezes, também não contam com produtos que atendam esse público. “As fintechs têm se mostrado uma alternativa mais atrativa. Tendo a tecnologia como principal aliada, elas oferecem soluções que fogem de uma taxação não correspondente ao tamanho do negócio e são personalizadas, atendendo necessidades específicas dos microempreendedores”, comenta Locatelli.   

Startups financeiras oferecem ainda diversos serviços de recebimentos e transações, que contribuem para a acessibilidade nos meios de pagamento ofertados por um negócio aos seus consumidores. “Há forte investimento em novos métodos de pagamento, para facilitar as compras, atrair mais clientes e ajudar o negócio a se destacar da concorrência”, acrescenta o executivo.

Sobre a Sled 

A Sled é a plataforma que veio para revolucionar o mundo do varejo físico com soluções financeiras inovadoras, conectando consumidores, bancos e varejo por meio de experiências intuitivas, integradas e ágeis. Seu propósito é repensar o caminho das transações financeiras para resolver as dores reais do segmento e levar conveniência, eficiência e resultado para os diferentes stakeholders da cadeia.


Link
Notícias Relacionadas »