29/09/2023 às 14h30min - Atualizada em 29/09/2023 às 14h30min

Ipem-ES fiscaliza mais de 20 mil instrumentos entre radares, taxímetros e bombas de combustíveis no Estado

Governo ES
Ação foi realizada pela equipe de fiscais do órgão na Região Metropolitana da Grande Vitória e interior do Estado.
Radares, taxímetros, aparelhos de pressão, balanças comerciais, bomba de combustível, bafômetros e cronotacógrafos estão entre os instrumentos fiscalizados pelo Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES), órgão delegado do Instituto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no Estado. Somente neste ano, 20.440 instrumentos foram verificados pela equipe de fiscais do órgão durante ações na Região Metropolitana da Grande Vitória e interior do Estado.

As ações de verificação são realizadas pela equipe da gerência de instrumentos, que atua por meio de ações em padarias, supermercados, farmácias, posto de combustível, agência de Correios e empresas de extintor de incêndio, localidades onde há radar de velocidade. Também são fiscalizados veículos como taxis e outros que utilizam cronotacógrafo. Neste ano, durante as fiscalizações, um total de 264 notificações foram emitidas pela equipe, sendo 18.902 instrumentos aprovados e 1.538 reprovados.

O diretor-geral do Ipem-ES, Sérgio Eduardo Vidigal, salienta que o cidadão pode solicitar serviços do órgão no local onde o instrumento está, por meio do site institucional www.ipem.es.gov.br/servicosoneline.

“Entre as ações estão a verificação de taxímetro, o certificado de verificação de cronotacógrafo, a solicitação de verificação de instrumentos e verificações iniciais em fábricas de balança. Já por e-mail agenda.instrumentos@ipem.es.gov.br, é possível agendar a verificação na sede do Ipem-ES. Cada atividade tem um valor de taxa determinado e a lista consta no site do órgão. Dúvidas são esclarecidas por telefone (27) 3636.6087”, disse Vidigal.

A gerente do setor de instrumentos, Cíntia Pereira Bruzadelli, explica que a equipe atua por meio de ações planejadas e também atendendo a pedidos do cidadão e denúncias.

“Vistoriamos dez tipos diferentes de instrumentos: radares, taxímetro, aparelho de pressão, balança comercial, bomba medidora, aferidor, medidor de fios e cabos, bafômetro, cronotacógrafo e outros. Quanto à fiscalização de cronotacógrafo, realizamos um total de 4.076 veículos fiscalizados e 207 reprovados com recebimento de notificações“, disse a gerente.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes
Gabriela Galvão
(27) 3636-9708
comunicacao@sedes.es.gov.br

Link
Notícias Relacionadas »