21/09/2023 às 12h04min - Atualizada em 21/09/2023 às 12h04min

Usina de Mascarenhas inicia treinamento com comunidade

Primeira atividade do Plano de Ação de Emergência simulou situação de evacuação com alunos de escola municipal da vila de Mascarenhas

Assessoria Paraty
Alunos da Escola Municipal Aladia Trindade Paiva, localizada na Vila de Mascarenhas (ES), participaram, nesta quarta-feira (21/9), da primeira atividade de treinamento com a comunidade realizada pela Usina Hidrelétrica de Mascarenhas, administrada pela Paraty Energia. A atividade, conduzida pela ENEMAX, faz parte do Plano de Ação de Emergência (PAE) da usina.

Além de um treinamento teórico, com informações sobre rotas de fuga, os alunos e professores vivenciaram a simulação prática de uma situação de evacuação, com deslocamento até o ponto de encontro estabelecido no PAE. Essa etapa do treinamento é importante porque durante o simulado, que acontece no próximo sábado (23/9), os alunos e professores não estarão presentes na escola. 



O treinamento foi realizado nos turnos matutino e vespertino para garantir que todos os alunos sejam informados sobre a segurança da barragem e o que fazer em uma situação de evacuação. A equipe de SubTran de Baixo Guandu garantiu a segurança dos alunos durante a atividade.

Próximas atividades
Ainda nesta quinta-feira (21/9), a partir das 19h, na quadra da vila de Mascarenhas, todos os moradores da vila poderão participar de um treinamento para entender sobre o funcionamento das sirenes, rotas de fuga e o estado geral de segurança e estabilidade da barragem da UHE Mascarenhas. Nesta quinta-feira (22/9), crianças da creche Dona Rosa também receberão orientações.







No próximo sábado (23/9), às 8h30, a Paraty Energia vai realizar, em parceria com a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Prefeitura de Baixo Guandu e a empresa ENEMAX, um simulado de evacuação da UHE Mascarenhas.
"É importante sempre destacar que a barragem está segura e estável. A realização do simulado busca atender à legislação atual de Segurança de Barragens e tranquilizar a população que vive próxima ao local”, explicou o Gerente de Operação e Manutenção da UHE Mascarenhas UHE Mascarenhas, Diego Moulin Sanson.


UHE Mascarenhas

Situada no Rio Doce, a cerca de 150 quilômetros de Vitória (ES), no Município de Baixo Guandu, a UHE Mascarenhas foi projetada pela antiga Companhia Central Brasileira de Força Elétrica, sob controle da Eletrobrás, com construção realizada pela ESCELSA. Com construção iniciada em 1968 e inauguração em junho de 1974, a usina é a maior hidrelétrica do sistema ESCELSA e chegou a tornar o Espírito Santo autossuficiente em energia elétrica, em um mercado local crescente. 






Paraty Energia

Desde dezembro de 2022, a UHE Mascarenhas é administrada pela Paraty Energia, em  parceria com o fundo inglês VH Global Sustainable Energy Opportunities (GSEO), administrado pela Victory Hill Capital Partners.


Link
Notícias Relacionadas »