17/06/2023 às 09h47min - Atualizada em 17/06/2023 às 09h47min

Operação Fake Newspaper (Jornal falso, na tradução) cumpre mandato de prisão em Baixo Guandu e Aimorés

Suspeita é de fraude na licitação de publicidade institucional com a Administração Pública municipal, com Câmara Municipal e com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) da cidade.

MPMG
MPMG
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) – Regional Governador Valadares e da Promotoria de Justiça de Aimorés, deflagrou na manhã de hoje, 16 de junho, a operação Fake Newspaper, jornal falso na tradução, que realizou a prisão preventiva de suspeitos de fraudar licitações de publicidade institucional com a Prefeitura de Aimorés, o SAAE de Aimorés e a Câmara de Vereadores de Aimorés.

Segundo o MPMG o objetivo é apurar a existência de uma associação criminosa interestadual, composta em parte por agentes públicos com atuação no município de Aimorés, que atua para obter vantagens econômicas indevidas, bem como para favorecer terceiros na contratação de publicidade institucional com a Administração Pública municipal, com Câmara Municipal e com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) da cidade. 

Os crimes apurados são fraude à licitação, dispensa indevida de licitação, peculato, fraude documental, sonegação fiscal, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Na ação de hoje, foram cumpridos três mandados de prisão temporária e 17 de busca e apreensão, determinados pelo Juízo da Comarca de Aimorés, em Aimorés, Baixo Guandu/ES e Pancas/ES. Além disso, um dos alvos foi preso em flagrante pela posse ilegal de arma de fogo e munições.  Foram determinados ainda o bloqueio de R$1.396.393,91, o afastamento de dois servidores públicos dos cargos que ocupam, a suspensão de todos os contratos administrativos firmados com a Administração Pública municipal, Câmara de Vereadores e SAAE de Aimorés, bem como a proibição de nova contratação

Link
Notícias Relacionadas »