27/09/2021 às 08h02min - Atualizada em 27/09/2021 às 08h02min

Apagão?

Bolsonaro pediu à população para tomar banho frio, apagar as luzes e não usar elevador.

Rio Doce em Pauta - Redação
Diante da crise hídrica do Brasil, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez um pedido em sua live na última quinta-feira (23) para que o povo economize energia e pediu que as pessoas, tomem “banho frio”. O país pode estar sob risco de apagão ainda em 2021, devido aos níveis baixos nos reservatórios.
 

“Se puder apagar uma luz na tua casa apaga, eu peço por favor. Não use elevador. Tomar banho é bom, mas se puder tomar banho frio é muito mais saudável, ajuda o Brasil. A gente pede a Deus que agora em novembro, final de outubro, venha chuva para valer no Brasil. Para que a gente não tenha problema no futuro, que podemos ter problema no futuro”, Frisou Bolsonaro, abordando o tema em sua live semanal.


Disse também:

“Até faço um pedido para você agora. Se tem uma luz acesa a mais na tua casa, por favor apague. Nós estamos vivendo a maior crise hidrológica dos últimos 90 anos. Se você puder apagar uma luz na tua casa, se puder desligar o teu ar condicionado. Se não puder –está com 20 graus?– passa para 24 graus, gasta menos energia”, Completou o pedido, Bolsonaro.


Explicação controversa

O presidente e apoiadores do governo atribuiem a crise energia à falta de chuvas que deixou os reservatórios das hidrelétricas em seu pior nível em 91 anos e tem forçado o governo a tomar medidas para tentar afastar o risco de racionamento de energia. Opositores do governo culpam a falta de chuvas pela política ambiental do goevrno e má gestão.

No Brasil Tudo é piada (ou meme)

Um dos pontos mais comentados da fala do presidente, embora seja um assunto sério, foi o apelo para que a população não use elevador para ajudar o país:

"Aqui (no Palácio da Alvorada) são três andares. Quando tem que descer, mesmo que o elevador esteja aberto na minha frente, eu desço pela escada. Se puder fazer a mesma coisa no seu prédio... Ajude a gente. Quanto menos mexer no elevador, mais economia de energia nós temos", pediu o presidente.

Reação nas redes sociais:
 
Link
Notícias Relacionadas »