26/09/2021 às 10h52min - Atualizada em 26/09/2021 às 10h52min

Memorial de Padre Alonso

Foi Inaugurado hoje o 'Memorial de Padre Alonso", situado no Lar Santa Terezinha.

Rio Doce em Pauta - Redação
A Paroquia são Pedro de Baixo Guandu realizou hoje em comemoração aos 30 anos de falecimento de Padre Alonso uma missa às 7h no pátio da Matriz de São Pedro onde foi apresentada a estátua em homenagem ao Padre Alonso, que esteve a frente da paroquia por 47 anos em Baixo Guandu. Após a missa a estátua asiu em carreata pela cidade com destino ao Lar Santa Terezinha, onde foi colocada no "Memorial de Padre Alonso" para visitação.

Padre Alonso

Natural de Lavras de Mangabeira, Município do Ceará, Padre Alonso nasceu e 15 de Fevereiro de 1915. De família humilde, quando criança ajudava a família na agricultura, mas logo cedo entrou para o seminário buscando ser ordenado pela Igreja Católica. Padre Alonso foi ordenado no dia 21 de dezembro de 1941, sendo inicialmente designado como pároco em Itaguaçu, Pancas e Colatina. 3 anos depois, já em 1944 chegou finalmente em Baixo Guandu, onde faria parte da história do município, substituindo o padre Aristides Taciano.

Padre Alonso chegou em 1944 e permaneceu até sua morte, em 26 de setembro de 1991, na cidade de Baixo Guandu.

Como uma figura importante da história guanduense, Padre Alonso foi responsável por fundar o Instituto Monsenhor Claudio, que era popularmente conhecido como patronato e também a Ordem das Irmãs Milicianas, que mais tarde veio a se tornar o Lar Santa Terezinha. Padre Alonso fundou em 1950, ao lado da matriz São Pedro, a "Escola Paroquial" que mudou de nome para Ginásio Brasil dois anos mais tarde. Além das instituições religiosas, Padre Alonso fez parte da fundação do Lar da Velhice Angelo Passos e fez parte dos esforços para ter o Hospital Dr. João dos Santos Neves em Baixo Guandu.

Figura pública de Baixo Guandu, Padre Alonso é lembrado por muitos por uma imagem sempre de Batina, nunca usando outra vestimenta, e por se deslocar pelas ruas de Baixo Guandu em uma Bicicleta.

Vítima de diabetes, fazia hemodiálise semanalmente em Colatina, Mesmo debilitado com a doença Padre Alonso mantinha dedicação nos trabalhos religiosos e sociais, mas infelizmente em 1991 faleceu. Após o falecimento seu corpo foi sepultado nas dependências da Matriz de São Pedro, processo que envolveu uma autorização especial da justiça para o pedido da comunidade católica de Baixo Guandu. 
 
"O sobrinho dele me procurou, fez uma pesquisa de artistas e me encontrou nas redes sociais e foi conhecer meu trabalho pessoalmente no meu ateliê, viu meu trabalho que já vem sendo feito em várias cidades do país. Eu fiz uma pesquisa sobre o padre Alonso, a irmã Creuza me passou mais informações e as fotos e trabalhei sobre as fotografias. O sobrinho dele gostou da estátua e fez a aprovação. Eu gostei muito de retratar o Padre Alonso, senti uma energia muito boa e fiquei muito feliz com a recepção quando cheguei na cidade, as pessoas, a irmã Creuza, o prefeito que me recebeu muito bem e gostou do meu trabalho. Eu faço questão de deixar cada escultura na cidade e poder conhecer melhor a história da pessoa que vai ser homenageada com a estátua"
Ranilson Viana, escultor.

Link
Notícias Relacionadas »