A 15ª Companhia de Polícia Militar Independente está em 1° lugar no Ranking estadual da redução de crimes violentos no estado de Minas Gerais, com redução de -48% quando comparado ao mesmo período do ano passado, além da redução de -63,76% na ocorrência de Homicídios Consumados, aumento de +140,18% na apreensão de armas, +166% na apreensão de drogas e redução de 7,13% no número de furtos.
Na manhã desta sexta-feira (24) o Portal Rio Doce em Pauta entrevistou o Tenente Coronel Elias sobre os dados divulgados no SIGOP, confira a entrevista:
Portal Rio Doce em Pauta: Primeiramente bom dia Tenente Coronel Elias Vieira, queriamos parabenizá-los pelo resultado alcançado e pedir que o senhor explique o que é o SIGOP, onde a companhia alcançou um resultado tão positivo, sendo a 1° no ranking de Minas Gerais na redução de crimes violentos.
Tenente Coronel Elias: Bom dia, o SIGOP na realidade é uma ferramenta que nós utilizamos para poder gerar estatísticas e fazer um acompanhamento dos resultados que a polícia alcança. Esses resultados são aferidos através dos REDS (Registro de evento de defesa social) , REDS é o antigo Boletim de Ocorrência (B.O). Cada registro desse em todo estado ele vai cair no banco de dados, onde o SIGOP extrai esses dados e faz os gráficos e os cruzamentos de informação para poder fornecer uma estatística mais apurada.
Portal Rio Doce em Pauta: Aimorés teve uma melhora nos indíces de crimes violentos no SIGOP?
Tenente Coronel Elias: Na realidade é os seguinte, aqui a 15° Companhia independente ela é responsável por 8 municípios: Aimorés, Resplendor, Itueta, Santa Rita do Itueto, Conselheiro Pena, Cuparaque, Goiabeira e Tumiritinga. Então a 15° companhia Independete, em um todo ela teve excelentes resultados, inclusive Aimorés. Então hoje no estado a 15° Companhia ela está em 1° lugar na redução de criminalidade violenta, então hoje nós temos a maior redução do estado. No SIGOP também é aferido o número de homicídios, apesas de ser um crime violento e estar inserido nessa taxa, ele tem uma estatística própia por ser um crime de maior clamor, e hoje nós temos a segunda maior redução do estado, estamos com quase 64% de redução desse indíce. é um número bastante expressivo, além de outros monitoramentos positivos como apreensão de arma de fogo, apreensão de drogas e número de furtos. Em número de furtos a nível estadual apenas Mantena tem um número melhor que o nosso.
Portal Rio Doce em Pauta: Esse Resultado não é algo aleatório, é fruto de trabalho, qual foi a estratégia adotada para alcançar essa melhora para a população?
Tenente Coronel Elias: Esse resultado é como você falou, foram estratégias adotadas. Primeira coisa nós temos alguns pilares que nós acompanhamos como organização, foco, controle, conhecimento e o comprometimento do militar, então o primeiro foco foi abordar o militar, nosso recurso humano, é chegar e valorizar o militar, demonstrar o quão importante é o trabalho que ele realiza e nessa busca pela motivação e conscientização do militar os frutos do trabalho apareceram. Você se organiza e mostra para a tropa onde você quer chegar, cada comandante de pelotão, que são os nossos tenentes. Traçamos as estratégias e mostramos para eles, que era reduzir a criminalidade violenta, os homicídos e apreensão de arma de fogo, e isso tudo com uma abordagem comunitária da população, dependemos muito do apoio da comunidade e então abrir um parênteses aqui, para pedir a divulgação do 181, que a população tenha tranquilidade em utilizar o 181, que ele é extremamente sigiloso e cada informação que ele recebe nos ajuda muito na busca de resultados. E essa informação vinda do cidadão é muito útil pois o cidadão está vivendo o problema, mais um vez destacando, totalmente anônimo.
Portal Rio Doce em Pauta: Quanto ao 181, que é extremamente importante e um trabalho sério, existem muito "trotes" para a companhia?
Tenente Coronel Elias: Na realidade, o nosos indíce de 181 ainda é muito pouco, por isso eu tenho fomentado para as pessoas realizarem mais as denúncias, o número ainda é muito pouco, dos poucos que nós temos, alguns acabam sendo totalmente infundados e não tem resultado, então peço às pessoas para terem essa seriedade. quando você passa um trote você despende um recurso humano e logístico para algo que não tem finalidade.
Portal Rio Doce em Pauta: Além do apoio da população, aqui em Aimorés, e outras localidades que a companhia atua, como é a parceria da prefeitura, ela tem parte nesses resultaods positivos?
Tenente Coronel Elias: Sim, eu posso até falar em âmbito de todos os municípios, em todos 8 municípios nós temos uma parceria muito boa com o poder público municipal. As prefeituras estão sempre de portas abertas, elas nos apoiam com recursos financeiros, com recursos materiais, então sempre tivemos, qualquer uma delas, ao longo desse periodo que nós estamos aqui todas as demandas apresentadas ao pode rpúblico municipal foram atendidas. Essa é uma relação que tem que ocorrer, ela (Prefeitura) representa toda a comunidade, então essa parceria é muito intensa na nossa região
Portal Rio Doce em Pauta: E o apoio dos outros orgãos da segurança pública? Ministério Público, Polícia Civil dentre outros que fazem parte da segurança pública, tem acontecido esse trabalho em conjunto?
Tenente Coronel Elias: Olha, aqui na região, fruto mesmo desses resultados tão positivos é essa continuidade do trabalho, então a nossa relação com a Polícia Civil também é excelente. se nós prendermos e não acontecer um trabalho posterior da Polícia Civil esse resultado ele cai por terra. E aqui nós não temos esse problema, pois a integração ela é muito boa, tanto em Aimorés, Resplendor e Conselheiro onde são as sedes das delegacias, os delegados eles são muito diligentes. Então as nossas ocorrências elas tem essa continuidade. Eles trabalham muito para manter os autores de crimes presos, e incluo também o ministério público que faz um trabalho fundamental e também tem sido muito zeloso. Então existe essa integração desses orgãos para poder acontecer uma condenação, com um trabalho de excelência
Portal Rio Doce em Pauta: A Polícia Militar, por ser o primeiro na ocorrência, é muito cobrada quando o autor é solto posteriomente, mas esse é um trabalho conjunto com a Polícia civil, ela tem realizado esse trabalho conjunto?
Tenente Coronel Elias: Sim, na nossa região a parceria é muito trabalhada. Então toda nossa demanda a maioria dos crimes que ocorreram, os crimes violentos principalmente, mesmo que não ocorreu a prisão em flagrante posteriormente acontece um trabalho de investigação da Polícia Civil, então nós vemos essa qualidade de integração da Polícia Militar, Polícia Civil e Ministério Público e o Judiciário que é o nosso final.
Portal Rio Doce em Pauta: Tenente Coronel Elias Vieira, gostaria mais uma vez de agradecer pela entrevista, pelas informações e pela cordialidade. E deixar um espaço para os agradecimento e, caso queira, um recado para a população.
Tenente Coronel Elias: A gente só agradece a participação de todo mundo que tem apoiado, essa confiança que a sociedade de Aimorés como das demais cidades tem depositado na Polícia Militar, então fica o nosso agradecimento, e podem contar com a Polícia Militar, podem usar, e eu tenho incentivado bastante a usar o 181, para auxiliar e Policia Militar. E o que nos queremos é que o cidadão se sinta seguro aqui na nossa região.
O Portal Rio Doce em Pauta agradece à Polícia Militar de Minas Gerais, em especial ao Tenente Coronel Elias pela entrevista e parabeniza pelos bons resultados alcançados.