23/07/2022 às 16h14min - Atualizada em 23/07/2022 às 16h14min

Ação preventiva testa sirenes da Usina Hidrelétrica de Aimorés, na bacia do Rio Doce

Trata-se da continuidade da ação preventiva relacionada ao Plano de Ação de Emergência (PAE) da Usina de Aimorés, pertencente à Aliança Energia, localizada na Bacia do Rio Doce.

Usina Hidrelétrica de Aimorés
Os moradores das cidades de Aimorés, em Minas Gerais, e de Baixo Guandu, no Espírito Santo, devem ouvir, entre os dias 25 e 29 de julho, novos testes das sirenes instaladas nessas regiões. Trata-se da continuidade da ação preventiva relacionada ao Plano de Ação de Emergência (PAE) da Usina de Aimorés, pertencente à Aliança Energia, localizada na Bacia do Rio Doce.

Dessa vez, os testes no sistema de alerta acontecerão com acionamentos individuais em algumas das sirenes, pela manhã e à tarde e, no último dia, 29 de julho, todas as sirenes serão testadas conjuntamente, às 14h30.

Segundo o coordenador da Usina Hidrelétrica de Aimorés, Adilison Melo, não há necessidade de deslocamento dos moradores para pontos de encontro ao ouvirem a sirene. “De 25 a 28, quatro sirenes serão testadas e os moradores poderão ouvir o toque delas, no padrão antigo, caso estejam localizados dentro de um raio de aproximadamente 2 km de distância das estações remotas ou torres onde elas estão instaladas. Apenas duas dessas sirenes estão em área urbana, no bairro Igrejinha, em Aimorés, e no bairro São Pedro, em Baixo Guandu. As outras duas são na área rural”, explica. Poderão acontecer até cinco acionamentos de cada sirene, entre 9h e 11h e, se necessário, repetidos entre 14h e 17h.

Já no dia 29, todas as sirenes localizadas em Aimorés e Baixo Guandu serão testadas em conjunto e a população ouvirá uma mensagem de voz informando sobre o início da ação, seguida de uma música que tocará por alguns segundos. Logo após, a mensagem de voz indicará a conclusão do teste.

Ainda de acordo com Adilison Melo, os testes fazem parte da ação preventiva do Plano de Ação de Emergência (PAE) e ocorrerão nesse formato para realizar ajustes finais nas quatro sirenes e para validação do correto funcionamento do sistema de alerta.

Representantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e da equipe da Aliança Energia compõem o grupo de trabalho que tem uma rotina de acompanhamento de mais essa ação preventiva. A Usina Hidrelétrica de Aimorés está classificada como de baixo risco e suas estruturas atendem plenamente aos fatores de segurança, conforme Relatório da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Plano de Ação de Emergência (PAE)

O Plano atende à Política Nacional de Segurança de Barragem e à Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. Consiste em um documento com as diretrizes de como a Aliança Energia deve agir em uma situação de emergência com as barragens da Usina de Aimorés, bem como devem acontecer as interações com os órgãos de proteção e Defesa Civil. Os municípios localizados abaixo das barragens já possuem um sistema de alerta e de prevenção para que a população seja avisada de forma eficaz no caso de alguma intercorrência.



Usina de Aimorés

A Usina Hidrelétrica de Aimorés, que pertence à Aliança Energia, está localizada na Bacia do Rio Doce e abrange quatro municípios: Baixo Guandu (ES), Aimorés, Itueta e Resplendor (MG). Inaugurada em 5 de maio de 2006, a UHE tem potencial de geração de 330 MW, o suficiente para abastecer uma cidade com 1 milhão de pessoas.

Link
Notícias Relacionadas »