10/09/2021 às 08h18min - Atualizada em 10/09/2021 às 08h18min

Projeto Casa de Vó

Projeto tem como objetivo resgatar a história de Aimorés

Rio Doce em Pauta - Redação
Criado a menos de um ano em Aimorés-MG o projeto Casa de Vó busca realizar entrevistas, e adicionar à historiografia Aimoreense fotos, vídeos e histórias de pessoas para montar um acervo da história municipal.

Localizado na Rua do Camilão, 480, Centro, o projeto faz entrevista de moradores neste endereço de segunda à sexta no horário de 8:00h às 11:30 e 13:30 às 17:00, além de receber fotos, vídeos e arquivos sobre a história municipal.

Contando histórias de pessoas e lugares históricos de Aimorés-MG o projeto conta com um canal no Youtube onde são feitos o Upload de vídeos além das postagens no Facebook e instagran informando curiosidades sobre a história Aimoreense.
 

Prédios históricos e conhecidos de Aimorés tem sua história contada com relatos e auxílio de moradores, como a história do “Ginásio Pan Americano” que em 1946 o mesmo foi inaugurado, para o desgosto de Frei Afonso e as Irmãs Carmelitas. A oposição era pelo fato de tratar-se de um ginásio de raízes evangélicas. O estabelecimento passou a chamar-se “Ginásio Estadual de Aimorés”, tendo passado por uma reforma em 1958 e por volta de 1960 passou a se chamar “Colégio Estadual de Aimorés".

Até que em 1966, a Assembleia Legislativa aprovou a mudança do nome para “Escola Estadual Frei Afonso Maria Jordá” para render homenagem ao ilustre Frei Afonso que fez muito por Aimorés e, por ironia, por ser o estabelecimento que ele havia detestado desde o seu surgimento.

Confira uma das entrevistas realizadas pelo projeto com o Padre Elias:



Fundação Renova

O projeto "Casa de vó" foi selecionado no edital Doce com o objetivo de fomentar e apoiar iniciativas sociais nas regiões atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão no Espírito Santo e em Minas Gerais, a Fundação Renova apoia projetos nas áreas de cultura, turismo, esporte e lazer por meio do Edital Doce.

O edital faz parte do Programa 13 – Apoio ao Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, um dos 42 programas da Fundação Renova. Ele abrange 46 municípios atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão.

Participaram do edital pessoas físicas, microempreendedores, coletivos e grupos informais, organizações sem fins lucrativos e empresas com atuação, sede ou residência nos municípios previstos. Os projetos aprovados pelo Edital Doce tem previsão para serem executadas em até 12 meses.

Parceria Rio Doce em Pauta

A partir do mês de setembro o Portal Rio Doce em Pauta trabalha em parceria com o projeto Casa de Vó realizando a divulgação do material produzido pelo projeto nos canais oficiais do Portal, com divulgação semanal de vídeos e informações a cerca da história de Aimorés.
Link
Notícias Relacionadas »