24/05/2022 às 10h29min - Atualizada em 24/05/2022 às 10h29min

Dia do Vestibulando: medo de errar não precisa ser um empecilho na escolha da futura carreira

Em celebração ao Dia do Vestibulando (24), especialista dá dicas de orientação profissional

Asesoria Pitágoras
Espírito Santo – maio de 2022 - A expectativa de ingresso no ensino superior é um momento que marca o começo de um novo ciclo. Para muitos, essa é a chance de se realizar um sonho e, por isso, essa etapa tem grande impacto na vida pessoal e profissional dos vestibulandos. Um período que, geralmente, vem acompanhado de dúvidas e ansiedade. Especialmente agora, em que se vivencia o pós-isolamento social, grande parte dos estudantes teve esse sentimento potencializado, o que pode influenciar na tomada de decisão sobre qual carreira seguir.
 
O coordenador do curso de Psicologia da Faculdade Pitágoras, José Edson Mora, diz que é completamente normal o fato de não saber ao certo o curso que deseja estudar e acrescenta que a pandemia pode ter contribuído para essa dificuldade. “O isolamento social provocou uma queda na troca de experiências e interação entre os alunos. Com isso, o processo de escolha da profissão que muitas vezes é debatido em família e entre amigos, foi afetado em decorrência desse distanciamento”, completa.
 
Apesar de ser um sentimento normal do ser humano, a ansiedade pode ser desencadeada desde o momento em que a responsabilidade da escolha surge. No entanto, o especialista reforça a importância de entender que caminhos podem mudar com o tempo. “Para o jovem, o processo de escolha pode ser decisivo, mas caso a escolha do curso não seja a que atenda aos anseios e habilidades do vestibulando, isso não deve ser encarado como erro, e sim como algo que pode ser alterado sem que isso represente uma derrota”, analisa Mora.
 
Segundo a Revista Brasileira de Orientação Profissional, produzida pela Associação Brasileira de Orientação Profissional, diversas variáveis influenciam nos interesses ao longo do ciclo de vida. De acordo com a publicação, é possível perceber a influência da família, especialmente dos pais, na escolha de cursos e futuras profissões. De acordo com a pesquisa, os pais frequentemente sugerem e, em alguns casos, determinam as escolhas do adolescente.
 
O coordenador enfatiza que é importante que os pais ou responsáveis deem liberdade neste momento. “Desde muito cedo somos preparados para a escolha de uma profissão, e esse anseio muitas vezes pode provocar o medo de errar. Mas é importante ter em mente que se deve considerar a vocação do estudante na hora da escolha profissional”, comenta Mora.
 
Em comemoração ao Dia do Vestibulando, celebrado na próxima terça-feira (24), o especialista pontuou algumas dicas para ajudar na escolha da faculdade e o curso de graduação.
 
Comece analisando o que você gosta de estudar
Um jeito interessante para dar o primeiro passo é pensar nas áreas ou disciplinas com as quais você tem maior afinidade ou facilidade. Por exemplo, se você ama estudar Matemática e Física, cursos da área de Exatas, como Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e Ciência da Computação, podem ser uma excelente aposta. Já quem tem mais facilidade com Linguagens, Sociologia, História e Geografia, pode se dar bem em um curso da área de Humanas, como Direito, Psicologia ou Administração.
 
Existe ainda a área de Ciências Biológicas, que está relacionada à Química e Biologia e abrange vários cursos ligados à saúde, como Medicina, Fisioterapia, Enfermagem e Odontologia. Depois de fazer essa reflexão, você pode começar a pesquisar os cursos da área que mais se adequa ao seu perfil. Porém, também é importante considerar aspectos como: As oportunidades em termos de empregabilidade e renda que cada curso oferece; seus gostos e habilidades pessoais.
 
Divida suas dúvidas e fale sobre as opções com colegas
 
A troca é sempre bem-vinda e saudável. Conversar sobre possibilidades, dizer o que gosta de fazer e o que não gosta, são caminhos que facilitam escolhas, pois torna o momento menos tenso. Assim, o jovem divide com amigos as suas dúvidas, temores e anseios, além de poder conhecer opções que não tinha parado para pensar antes.
 
Bacharelado, licenciatura ou curso tecnológico?
 
Os cursos do tipo bacharelado costumam ter duração mais longa (entre 4 e 6 anos) e dão ao aluno uma formação mais generalista. Já as licenciaturas são voltadas para o ensino e costumam ter duração entre 3 e 4 anos. São a melhor escolha para quem quer ser professor. Os tecnólogos, por sua vez, têm duração mais curta (de 2 a 3 anos) e oferecem uma formação mais prática ao aluno, visando sua rápida inserção no mercado de trabalho.
 
Vale dizer que alguns cursos são oferecidos no grau de bacharelado e licenciatura, como Educação Física, Pedagogia e Letras.
 
Conheça o Orientu
 
O Orientu é o teste de orientação profissional do Stoodi, edtech de cursinho digital preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e pré-vestibular da Kroton, detentora da Unic. 100% online, a ferramenta apoia os estudantes na decisão de uma carreira que mais se identifica com o seu perfil.
 
 
Faculdade Pitágoras  
 Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância. 
Presente nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Goiás, Ceará, Pará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, a Faculdade Pitágoras presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.  
A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton. Para mais informações, acesse o site
 
Sobre a Kroton 
A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 936 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em mais 1.900 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.259 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações, acesse o site
 
Link
Notícias Relacionadas »