26/08/2021 às 08h24min - Atualizada em 26/08/2021 às 08h24min

Copa Brasil Sport de Parapente

Campeonato acontece em Baixo Guandu e recebe mais de 50 pilotos

Rio Doce em Pauta - Redação
Teve início no último domingo (21) em Baixo Guandu a Copa Brasil Sport de Parapente na rampa do Monjolo.O evento tem como organizadora a Hipoxia Adventures Sports com apoio da Fundação Renova, Prefeitura Municipal de Baixo Guandu, Confederação Brasileira de Voo Livre, Secretaria de Esportes e Lazer do Governo do Estado do Espírito Santo e Associação Capixaba de Voo Livre

A Rampa do Monjolo
Conhecida pelo parapente, Baixo Guandu é reconhecida como capital estadual do vôo livre pela lei n° 10.838/2018. Baixo Guandu tem as caracteristicas naturais ideais para a prática do esporte radical com dias ensolarados e baixa pluviosidade. A Rampa do Monjolo, Local turÍstico, é considerada pelos praticantes do esporte como a melhor rampa para a decolagem do Brasil e uma das 10 melhores de todo o mundo. Tendo 840 metros de altura, a Rampa do Monjolo recebe ventos do quadrante norte o que garante ventos de frente para a rampa, essenciais para uma melhor decolagem.
 


A rampa fica localizada a 20 km do município. O acesso é feito pela estrada ES 446. Pegue a saída da cidade de Baixo Guandu sentido a Itaguaçu, sendo que a partir do trevo de acesso serão 12 km de asfalto neste momento entre na bifurcação a direita no ponto de ônibus e seguida ande mais 8 km de estrada de terra. O acesso à rampa é sinalizado com placas.

A competição

A competição acontece durante uma semana com provas diárias, com as condições climáticas favoráveis, onde todas as manhãs uma rota é definida com base nas condições climáticas. Cada rota é composta por pontos de passagem obrigatória e pode varias a cada dia. O objeto é chegar ao local de destino (Goal) no menor tempo possível. Com pontuções em cada etapa diária ao último dia é definido o campeão do campeonato.
 

No 4° dia de provas o resultado foi o seguinte:
  1. Vinícius Bianchi
  2. Vagner Campos Alves dos Santos
  3. Silas Moreira
  4. Mauro augusto Caberlon (Tytto)
  5. Paulo Henrique Bullara Reis
A classificação geral até o momento é a seguinte:
  1. Vagner Campos Alves dos Santos - 2.694
  2. Mauro Augusto Caberlon (Tytto) - 2.545
  3. Paulo Henrique Bullara Reis - 2.453
  4. Vinícius bianchi - 2.311
  5. Bernardo Margotto Rosa Gonçalves - 1.797
 


Economia agradece

Com o fluxo de competidores o campeonato movimenta a economia de Baixo Guandu e garante o aquecimento da economia.
A Rampa do Monjolo sempre foi um marco do município e desde o nosso mandato anterior, quando trouxemos campeonatos para a rampa, ela tem atraído praticantes do parapente para o município. Estamos avançando na vacinação e no combate à pandemia no município, e com o controle da  pandemia o público vai poder voltar a prestigiar o parapente, que é um importante eixo econômico para Baixo Guandu" Destacou o chefe do executivo municipal, Lastênio Cardoso.

Monjolo TEAM

A Escola de Voo Livre Monjolo Team tem como base a rampa do monjolo e oferece o curso básico e avançado em XC de paraglider, além da  especialização no uso de equipamentos eletrônicos voltados ao vôo livre.

A escola de voo livre Monjolo Team, surgiu pela necessidade de termos um instrutor de voo que pudesse se dedicar e orientar os alunos em nosso sítio de voos de forma integral e presencial. A escola tem um método criterioso, orientado e seguro, levando desta forma, os seus alunos a realizarem o sonho de voar. As aulas são ministradas pelo Piloto Raney Modeneze de Freitas, credenciado pela Confederação Brasileira de Voo Livre.

O tempo de formação irá variar em cada caso, pois dependerá do tempo que o aluno vai se dedicar aos treinamentos teóricos e práticos; E como o mesmo assimilará os comandos e as técnicas ensinadas. Se o aluno puder realizar pelo menos 2 vezes por semana o treinamento prático e um reforço teórico a cada 15 dias, com a média de 6 meses o aluno já estará apto a voar de uma montanha nos horários adequados e orientados pelo instrutor.​

Porém somente após o aluno cumprir todas as manobras básicas de segurança e ter o discernimento das condições meteorológicas adequadas para a realização de um voo seguro, que ele será conduzido a prova de averiguação para novos pilotos; Esta prova é realizada pela Federação de Voo Livre Capixaba, e se aprovado o aluno será considerado formado e liberado a realizar voos sem o acompanhamento do instrutor.

O voo duplo é realmente uma sensação única, cada pessoa tem um  modo diferente uma da outra de sentir o que é voar sem um motor te impulsionando. Este tipo de voo é a melhor forma de você conhecer o esporte e a sensação de voar utilizando apenas os elementos da natureza. O voo duplo de instrução é utilizado pela Escola Monjolo Team como item obrigatório a todos os novos alunos, pois será neste voo que o interessado a ser um piloto de parapente irá tirar as suas dúvidas do esporte e verá de uma forma mais técnica os elementos do equipamento.

Para realizar vôo duplo entre em contato com:
 

Fotos

O Portal Rio Doce em Pauta acompanhou o 4° dia de prova diretamente da rampa do monjolo, para baixar as fotos em alta resolução clique aqui - Confira as fotos:
 



 
Link
Notícias Relacionadas »