24/08/2021 às 07h46min - Atualizada em 24/08/2021 às 07h46min

No Ritmo Guanduense

Conheça a COMUZZB, projeto social de uma banda de Fanfarra.

Rio Doce em Pauta - Redação
Fundada em 2019 a COMUZZB (Corporação Musical Zilma Zandomenego de Barros),  é uma banda de Fanfarra criada em Baixo Guandu que tem como fundador e maestro Luis Filipe Faier. Fundada com o objetivo social de levar a música aos guanduenses em 2019 ainda com 1 mês de sua fundação a COMUZZB foi vice-campeã da regional em sua categoria em um concurso de fanfarras que aconteceu na Serra.
 
Com a pandemia e as restrições a banda ficou 1 ano e 2 meses paralisada, e com as novas instruções sanitárias retornou às atividades em 2021 e hoje conta com 26 alunos de diversas faixas etárias.
  
"O projeto é uma importante ferramenta de mudança social e com a motivação de utilizar os instrumentos musicais como forma de transformação na vida de crianças e adolescentes, principalmente aqueles em situação de vulnerabilidade em nosso município, tive a motivação de fundar e me dedicar neste projeto social" Destacou o fundador e maestro da COMUZZB, Luis Filipe Faier.

Atualmente a COMUZZB ensaia em local sediado pela Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Baixo Guandu.

Zilma Zandomênico Barros

Zilma Zandomênico Barros, que dá nome à Banda, Foi secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação da prefeitura de Baixo Guandu, é mãe do ex-prefeito Neto Barros (PCdoB),  Zilma Barros tinha uma marca na política local em Baixo Guandu. Foi Casada com o ex-deputado e ex-prefeito José Francisco de Barros, Zilma foi vice-prefeita, presidente do Lar da Velhice Ângelo Passos e também da APAE de Baixo Guandu. Em 2012, disputou uma vaga na Câmara de Baixo Guandu, pelo PSDC e ficou na suplência. Zilma faleceu em 2016.


 
Link
Notícias Relacionadas »