19/08/2021 às 08h33min - Atualizada em 19/08/2021 às 08h33min

SUDENE: Acordo para derrubar veto e incluir municípios

Proposta pretende incluir municípios como Aimorés e Resplendor dentre outros.

Rio Doce em Pauta - Redação
O senador Carlos Viana (PSD-MG) afirmou que foi bem sucedida a articulação para derrubar o veto à inclusão de municípios do Vale do Rio Doce na Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Viana , que também é vice-líder do governo no Senado, afirmou que a concretização do projeto aguarda  agendamento de uma sessão conjunta do Congresso Nacional, sessão que conta com participação de senadores e deputados federais.

“Estou muito confiante na derrubada do veto que impediu os 81 municípios mineiros de ingressarem na Sudene. Nós temos um acordo já estabelecido pela liderança de governo e também o Ministério da Economia. Aguardamos agora a marcação da primeira sessão do Congresso Nacional, onde deputados e senadores se juntam para decidir esses assuntos vetados”, afirmou Carlos Viana.

O projeto de lei irá incluir de mais 81 municípios de Minas Gerais e três do Espírito Santo na área da Sudene foi aprovado no Senado neste ano, e já havia passado pela Câmara em 2017.

A promessa é de garantir benefícios fiscais para atração de investimentos na área beneficiada. A maior parte dos municípios contemplados está no Vale do Rio Doce, em Minas Gerais. No entanto, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vetou a matéria, alegando que havia um parecer do Ministério da Economia contrário à ampliação da área de atuação da Sudene.

Viana foi o relator do projeto no Senado e classificou o veto como um “desastre político”, e afirma que, agora, o governo já não se opõe mais ao tema. “Tenho conversado amiúde com a secretaria de Governo da Casa Civil. Eles sabem da importância para Minas Gerais do ingresso desses 81 municípios na Sudene, e sabem também o desastre político que foi esse veto. Estamos acompanhando e em breve teremos essa boa notícia para todo o Leste de Minas Gerais e para todo o nosso estado”, declarou o senador.

Para que o veto seja derrubado, são necessários os votos de, no mínimo, 257 deputados federais e 41 senadores.

Cidades que fazem parte do projeto

As cidades mineiras que fazem porte do projeto para serem incluídas na área da Sudene são: Açucena, Água Boa, Aimorés, Alpercata, Alvarenga, Bonfinópolis de Minas, Braúnas, Cantagalo, Capitão Andrade, Carmésia, Central de Minas, Coluna, Conselheiro Pena, Coroaci, Cuparaque, Divino das Laranjeiras, Divinolândia de Minas, Dom Bosco, Dores de Guanhães, Engenheiro Caldas, Fernandes Tourinho, Frei Inocêncio, Frei Lagonegro, Galiléia, Goiabeira, Gonzaga, Governador Valadares, Guanhães, Imbé de Minas, Inhapim, Itabirinha, Itanhomi, Itueta, Jampruca, José Raydan, Mantena, Marilac, Materlândia, Mathias Lobato, Mendes Pimentel, Mutum, Nacip Raydan, Naque, Natalândia, Nova Belém, Nova Módica, Paulistas, Peçanha, Periquito, Piedade de Caratinga, Resplendor, Sabinópolis, Santa Bárbara do Leste, Santa Efigênia de Minas, Santa Maria do Suaçuí, Santa Rita de Minas, Santa Rita do Itueto, Santo Antônio do Itambé, São Domingos das Dores, São Félix de Minas, São Geraldo da Piedade, São Geraldo do Baixio, São João do Manteninha, São João Evangelista, São José da Safira, São José do Divino, São José do Jacuri, São Pedro do Suaçuí, São Sebastião do Anta, São Sebastião do Maranhão, Sardoá, Senhora do Porto, Serra Azul de Minas, Sobrália, Taparuba, Tarumirim, Tumiritinga, Ubaporanga, Uruana de Minas, Virginópolis e Virgolândia.
Link
Notícias Relacionadas »