15/05/2022 às 12h44min - Atualizada em 15/05/2022 às 12h44min

Associação Comercial realiza palestra para expositores da Expoleste 2022

Em 1998, a coordenação da feira sentiu a necessidade de segmentar o público empresarial e os visitantes, e a Associação Comercial decidiu desvincular a feira da Expoagro e deu vida ao novo projeto: a Expoleste - 1ª Mostra Empresarial do Leste Mineiro.

Assesoria ExpoLeste
Ramalho Dias
A Associação Comercial de Governador Valadares (ACEGV) realizou na última quinta-feira (12) a palestra: Vou para uma feira ou evento? E agora? O evento aconteceu na sede da entidade comercial e foi conduzido pela palestrante Fabiana Shimitz, analista de marketing do Sebrae.

Sempre em busca de inovação e aprimoramento, Jackson Lemos presidente da ACEGV destacou a importância da palestra dedicada exclusivamente a expositores da Expoleste 2022 “Estamos nos preparando para a maior feira de todos os tempos, uma excelente oportunidade para fazer negócios e obter novas parcerias. Para isso, precisamos preparar nossos expositores para o antes, durante e pós mostra empresarial” destacou.

A mostra é uma oportunidade de promover as empresas e ganhar destaque no cenário empresarial. Além dos resultados financeiros, esperasse a integração da marca com o publico é o que conta Vinicius Freitas Marques de Morais, gerente de negócios da Sicob AC Cred e expositor “Tenho boas expectativas para a Expoleste 2022, além de resultados financeiros, queremos ajudar a fomentar a economia da nossa cidade” afirmou.



Durante a palestra, Fabiana mostrou aos expositores a importância de descobrir o proposito da feira e como isso pode ser utilizado para fechar negócios mesmo pós evento. Obter contatos de qualidade, buscar bons fornecedores e apresentar bem os produtos são algumas das dicas apresentadas pela analista do Sebrae “mostrar ao empresário que não é apenas participar de uma feira, é saber aproveitar cada oportunidade que ela pode trazer para seu negócio. A Expoleste é uma grande vitrine e saber usar as ferramentas que ela proporciona é essencial” contou Shimitz.


Expoleste, uma história de sucesso

Tudo começou em 1985 com a Exposição Industrial e Comercial de Governador Valadares (Expoinc), realizada pelo presidente Alberto Mirahy mas que havia sido idealizada por José Luiz Gonzaga Leal. Ocupando uma área de aproximadamente 1.400m2 dentro do Parque de Exposições, a feira aconteceu junto com a Exposição Agropecuária realizada no mês de julho. A Expoinc abrigava cerca de 50 estandes dos mais variados segmentos, atraindo um público estimado em 10.000 pessoas, sempre prestigiada em todas as edições pela classe empresarial e pela comunidade valadarense e da região.

Em 1998, a coordenação da feira sentiu a necessidade de segmentar o público empresarial e os visitantes, e a Associação Comercial decidiu desvincular a feira da Expoagro e deu vida ao novo projeto: a Expoleste - 1ª  Mostra Empresarial do Leste Mineiro.

A novidade foi pensada e idealizada pelo presidente da ACEGV da época, Ivo de Tassis Filho e proporcionou crescimento quantitativo, qualitativo e a profissionalização, tornando-a uma feira multissetorial. A Expoleste surgiu com um novo projeto, nova data e passou a ser realizada em setembro, ainda no Parque de Exposições.
 



A iniciativa deu certo e por motivos comerciais a Associação Comercial assumiu, e mudou a Expoleste de local, sem perder a qualidade, mantendo seu alto nível de organização e credibilidade junto ao empresariado e a comunidade. A entidade formou uma parceria inédita com a Universidade Vale do Rio Doce (Univale) e a Fundação Percival Farqhuar (FPF), para planejar, executar e construir o Centro de Feiras e Eventos da Univale (Unicentro).

O projeto do Unicentro saiu do papel para abrigar a Expoleste e vários outros eventos como shows e congressos que acontecem lá todos os anos. O projeto inicial previa a construção de 14.000 m2 de área coberta e, deste espaço 6.000 m2 foram concluídos, onde desde 2002 é realizada a Mostra Empresarial.

Na ultima edição em 2019 a Mostra Empresarial reuniu mais de 61 mil pessoas. O espaço contou com mais de 150 empresas entre expositores e patrocinadores movimentando mais de R$ 30 milhões de reais.

Link
Notícias Relacionadas »